Siga nossas redes sociais
Logotipo - “O título vai para dentro dos meus afetos mais profundos”, diz Sartori | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - “O título vai para dentro dos meus afetos mais profundos”, diz Sartori | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Cidadão Caxiense

“O título vai para dentro dos meus afetos mais profundos”, diz Sartori

Ex-governador e ex-prefeito José Ivo Sartori recebeu a homenagem da Câmara de Caxias nesta segunda-feira

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Luiz Chaves/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul agraciou o ex-governador gaúcho e ex-prefeito José Ivo Sartori (MDB), 75 anos, com o título de Cidadão Caxiense. A cerimônia de entrega do título ocorreu nesta terça-feira (26), em sessão solene marcada por recordações e por reencontros de amigos e autoridades. A proposta é do vereador Felipe Gremelmaier (MDB), que discursou em nome do Legislativo durante a solenidade conduzida pelo presidente da Casa, vereador Zé Dambrós (PSB).

Gremelmaier narrou momentos de destaque da trajetória de Sartori, desde o nascimento, em 1948, na cidade de Farroupilha, até hoje, mencionando a primeira conquista eleitoral: a vereança no Legislativo caxiense, onde chegou em 1977. Em meio a frases de dois emedebistas históricos, Ulysses Guimarães e Pedro Simon, Gremelmaier expressou seu sentimento, considerando uma honra homenagear Sartori.

"Zé, você é uma pessoa que teve uma visão de se dedicar sempre a quem mais precisou. Tua simplicidade e bom trato com as pessoas de todas as classes são qualidades que, certamente, serão repassadas por você a teu neto Francisco (de seis meses, filho de Marcos e Vanessa). Neste momento, tenho de dizer muito obrigado. Na prefeitura, onde fui seu secretário de Esporte e Lazer, você sempre me disse: ninguém faz nada sozinho. Essa é uma das marcas de seu legado", sublinhou, listando recordações e lições que recebeu de Sartori.

Na tribuna, o homenageado demonstrou sentir emoção diferente de todas que já viveu e admitiu estar "meio quedado (imóvel)". Sartori olhou para a plateia e foi reconhecendo e citando amigos, familiares, imprensa, parceiros de mandatos da época da Câmara Municipal; do período em que foi deputado estadual e federal; das gestões no comando da Prefeitura caxiense e da experiência como governador gaúcho. Emocionou-se.

Lembrou de obras, ações, iniciativas sociais das administrações que chefiou, considerando que méritos recebidos ao longo dos anos são mais coletivos que individuais e que é muito grato por tudo e todos que lhe acompanharam até aqui.

"O título que recebo hoje vai para um lugar privilegiado dentro dos meus afetos mais profundos. Agradeço a ti, Felipe, e a todos os vereadores porque ele toca profundamente meu coração, reconstrói algumas lembranças e valoriza as escolhas certas que fizemos na vida. Ser caxiense, além de uma escolha de vida é um estado de espírito. Em Caxias, me fortaleci, aprendi, formei minha família e me forjei para a vida. Caxias do Sul, queridos conterrâneos e visitantes, é símbolo de valores que não saem da moda e nos estimulam a seguir em frente", afirmou Sartori, considerando o fato de ser caxiense um patrimônio que ele e Maria Helena deixaram aos filhos e neto.

Amigo de anos do homenageado, o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) saudou Sartori, expressando lealdade e vendo-o como um político de princípios irretocáveis. A deputada federal Denise Pessôa (PT) também marcou presença na solenidade.

Sartori adiantou que deverá lançar um livro sobre suas vivências.

Leia mais:
Projeto Mão Amiga realiza feijoada no sábado, em Caxias do Sul
PF investiga suposta fraude contra o programa Farmácia Popular
Caminho Rede de Ensino completa 35 anos de história na Serra
Instalado primeiro pórtico free flow, na RS-122, em Antônio Prado
Presidente do Conselho da Saúde de Caxias defende licitação para horas médicas

Tags:

Homenagem ex-governador ex-prefeito José Ivo Sartori recebe título Cidadão Caxiense Câmara de Caxias do Sul Felipe Gremelmaier Caxias do Sul