Últimas notícias de Caxias do Sul

Logotipo - Vivacidade Conecta reúne 12 personalidades para debater cultura e cidade em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Vivacidade Conecta reúne 12 personalidades para debater cultura e cidade em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Reflexões

Vivacidade Conecta reúne 12 personalidades para debater cultura e cidade em Caxias

Evento acontece no dia 14 de março, a partir das 14h, no Uniftec

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
07.03.2023 - 20h46min

Lucas Benetti/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O coletivo Vivacidade, laboratório de ativações urbanas com mais de cinco anos de atuação em Caxias do Sul, anunciou nesta terça-feira (7) a programação do projeto Vivacidade Conecta. Depois de realizados 11 City Talks, o nome dado às rodas de conversa promovidas pelo coletivo, os bate-papos passam a integrar um projeto maior.

banner-cetec-serraempauta.png

Por meio da conexão entre 12 convidados, o coletivo pretende promover reflexões sobre o uso das cidades por meio de três eixos principais: Patrimônio Cultural; Empreendedorismo Social e Cultura da Periferia; e Cultura e Cidade. Serão três palestras e três City Talks, no dia 14 de março, a partir das 14h, no Uniftec, localizado na Rua Gustavo Ramos Sehbe, 107, Cinquentenário, em Caxias. Cada eixo será aberto por um palestrante. Na sequência, três convidados participam do City Talk, que será mediado por integrantes do Vivacidade (veja a programação abaixo). O evento é gratuito, mas exige inscrição no site, pois há limitação de espaço no auditório.

"Vamos trazer a Caxias do Sul cases que vêm dando certo em Porto Alegre e levar ao palco também pessoas daqui que têm uma história de uso da cidade relacionada a um dos três eixos do evento. Quando se está aberto a ouvir e adequar para a nossa realidade ideias que já se mostraram eficazes, se corta caminhos e se acelera na realização de iniciativas que podem fazer bem a todos os caxienses", afirma a presidente do Vivacidade, Madeline Juber.

Ela acrescenta que a responsabilidade pela construção de uma cidade mais viva e humana passa por todos os cidadãos, por isso, o evento é gratuito, dando a oportunidade de estudantes, empreendedores, profissionais de diversas áreas e qualquer pessoa interessada possam ouvir os convidados e avaliar o que podem fazer para ajudar nessa cocriação.

"Acreditamos no trabalho colaborativo e entendemos que quando os moradores de uma cidade compreendem que a rua é a extensão das suas casas e dos seus negócios, se sentem pertencentes e passam a usar e a cuidar mais", complementa.

Programação

14h - Abertura - Eixo 1 – Patrimônio cultural - Como incentivar o uso de patrimônios históricos? A partir de cases de Caxias do Sul e Porto Alegre, vamos provocar uma troca de experiências e desenhar cenários possíveis. Palestra - 14h30min - Jorge Stocker - Criador e coordenador do projeto de sensibilização, educação patrimonial e divulgação científica denominado “O Campanário”.

City Talk - 15h - Convidados: Paula Ioris, vice-prefeita de Caxias; Eloisa Tondo, empresária e gestora do Moinho da Estação e João Felipe Walliga, Arquiteto e fundador do Vila Flores. Mediação de Paula Valduga, jornalista e cofundadora do Vivacidade.

Coffe - 16h

Eixo 2 - Cultura da periferia e empreendedorismo social - É inegável a força da periferia no desenvolvimento econômico, social e cultural de uma cidade. Nesses bairros periféricos, a vida pulsa nas ruas. Vamos mostrar iniciativas que vêm dando certo e podem ser usadas como exemplos. Palestra - 16h15min - Rafa Rafuagi - Fundador do Museu do Hip Hop. Escritor do livro “Teoria Prática, a história das juventudes na engenharia social”. Ativista social e MC no grupo de rap Rafuagi.

City Talk - 16h45min - Convidados: Kamila Bazzo, produtora cultural da Casa Fluência; Chiquinho Divilas, rapper, doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, educador social e palestrante; e Fernando Morais, presidente do Vielas Espaço Cultural. Mediação de Jessica De Carli, arquiteta e urbanista, presidente do Instituto SAMbA, idealizadora do Mosaico na Quebrada e integrante do Vivacidade.

Eixo 3 - Cultura e cidade - Há diversas formas de se estimular o uso de espaços públicos e privados e, consequentemente, tornar uma cidade mais viva. Entre eles, a cultura aparece tanto em manifestações artísticas, quanto no estímulo à sociabilidade, por meio de atividades de lazer. Esse eixo vai apresentar cases e abordar as soluções encontradas para viabilização e financiamento de iniciativas nesse sentido. Palestra - 17h45min - Anthony Ling – arquiteto e urbanista, fundador e editor do Caos Planejado, uma publicação on-line sobre urbanismo.

City Talk - 18h15min - Convidados: Gabrielle Signor, sócia da Dest, uma empresa do Grupo Somos.RS, que trabalha pelo desenvolvimento do RS através da indústria do turismo; André Venzon, artista visual, curador e gestor cultural e ex-diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC); e Vinicius Garcia, diretor da GAM3 Parks, responsável pelo Parque da Orla. Mediação de Tiago Fiamenghi, cofundador do Vivacidade, TEDx speaker e empreendedor.

Leia mais:
Câmara de Caxias defende mobilização pelo custeio do Hospital Geral
Projeto Quebrada Virou Postal registra cenas da cultura urbana em Bento
UBS Parque Oásis, em Caxias, fecha para reforma e ampliação dia 17 de março
Cleo Araújo será a primeira mulher trans formada em Direito na Serra Gaúcha
Elvio Gonçalves lança o sexto livro 'Conversas Roubadas', em Caxias

Tags:

Reflexões Vivacidade Vivacidade Conecta 12 personalidades debate cultura cidade Caxias do Sul