Em viagem para o exterior, empresa busca ampliar visão estratégica sobre o seu projeto fabril
redacao@serraempauta.com
07.10.2024 - 16h29min
A Vidroforte, empresa de vidros de Caxias do Sul, se lança aos mercados europeu (mais especificamente, Espanha e Portugal) e asiático (China). Na próxima sexta-feira (11), uma comitiva da Vidroforte viaja à China e à Alemanha para conhecer as tecnologias de processamento utilizadas para a produção do vidro e demais componentes agregados.
Na Alemanha, os empresários participam de uma das maiores feiras de vidro do mundo, que ocorre em Düsseldorf. Já na China, o objetivo é conhecer as fábricas de vidro, aprendendo sobre o maquinário utilizado e conhecendo seus fabricantes ou fornecedores.
A partir dessas visitas e networking, a empresa pretende ampliar a visão estratégica sobre o seu projeto fabril, além de prever investimentos para alavancar a expansão.
"A desvalorização do real frente ao dólar e ao euro torna nosso preço altamente competitivo. Além disso, a qualidade dos produtos e a capacidade de produção - mais de um milhão de metros quadrados de vidros por ano - são fatores que garantem a entrada em mercados reconhecidos pela tecnologia de ponta e pela automação dos processos", afirma o diretor-geral José Mauricio Toledo.
A Vidroforte já vem desenvolvendo produtos que devem ser lançados nos mercados estrangeiros entre 2025 e 2026. A estratégia é acoplar acessórios (como o pega-mão) e suportes (como a borracha) ao vidro a fim de entregar o produto completo, “bastando encaixar”, como diz Toledo.
Um laboratório interno para testes de vidros, que segue as normas de segurança europeias e norte-americanas, garante à empresa as certificações DOT, ECE, Inmetro e ISO 9001, entre outras, nacionais e internacionais. No laboratório, busca-se aumentar a resistência do vidro por meio de tecnologias de controle solar, melhorar seu peso e o seu design.
"A tendência para os próximos anos é que as encarroçadoras se transformem em montadoras e, nesse caso, a visão sistêmica - estrutura física adequada, engenharia de desenvolvimento de produtos e processos e a oferta do serviço completo em itens que facilitam a pré-montagem do vidro e o acoplamento aos veículos - é a principal estratégia da Vidroforte para se colocar como imprescindível a esses mercados, que vem sendo monitorados há mais de quatro anos", conta o diretor-geral.
Para levar à frente as metas, a empresa investe na linha de produção com a compra de equipamentos e máquinas automatizadas para atender a “velocidade de resposta” em relação às necessidades das encarroçadoras.
"Desejamos não apenas nos manter ativos no mercado, mas tornar a Vidroforte mais forte e resistente frente aos segmentos internacionais, estudando as referências mundiais em nossa área", ressalta Toledo.
Leia mais:
CDL de Caxias vai realizar curso inédito de Libras
Feira do Livro de Caxias do Sul já vendeu mais de 22 mil exemplares
César Ulian, do PP, é reeleito prefeito de Flores da Cunha
Jonas Tomazini, do MDB, é eleito prefeito de Farroupilha
Eduardo Viríssimo é o vereador mais votado da história de Bento Gonçalves
Tags:
Economia investimento Vidroforte Caxias do Sul direciona vendas mercados europeu asiático