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Investimento

Vidroforte, de Caxias, direciona vendas para os mercados europeu e asiático

Em viagem para o exterior, empresa busca ampliar visão estratégica sobre o seu projeto fabril

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Vidroforte/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Vidroforte, empresa de vidros de Caxias do Sul, se lança aos mercados europeu (mais especificamente, Espanha e Portugal) e asiático (China). Na próxima sexta-feira (11), uma comitiva da Vidroforte viaja à China e à Alemanha para conhecer as tecnologias de processamento utilizadas para a produção do vidro e demais componentes agregados.

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Na Alemanha, os empresários participam de uma das maiores feiras de vidro do mundo, que ocorre em Düsseldorf. Já na China, o objetivo é conhecer as fábricas de vidro, aprendendo sobre o maquinário utilizado e conhecendo seus fabricantes ou fornecedores.

A partir dessas visitas e networking, a empresa pretende ampliar a visão estratégica sobre o seu projeto fabril, além de prever investimentos para alavancar a expansão.

"A desvalorização do real frente ao dólar e ao euro torna nosso preço altamente competitivo. Além disso, a qualidade dos produtos e a capacidade de produção - mais de um milhão de metros quadrados de vidros por ano - são fatores que garantem a entrada em mercados reconhecidos pela tecnologia de ponta e pela automação dos processos", afirma o diretor-geral José Mauricio Toledo.

A Vidroforte já vem desenvolvendo produtos que devem ser lançados nos mercados estrangeiros entre 2025 e 2026. A estratégia é acoplar acessórios (como o pega-mão) e suportes (como a borracha) ao vidro a fim de entregar o produto completo, “bastando encaixar”, como diz Toledo.

Um laboratório interno para testes de vidros, que segue as normas de segurança europeias e norte-americanas, garante à empresa as certificações DOT, ECE, Inmetro e ISO 9001, entre outras, nacionais e internacionais. No laboratório, busca-se aumentar a resistência do vidro por meio de tecnologias de controle solar, melhorar seu peso e o seu design.

"A tendência para os próximos anos é que as encarroçadoras se transformem em montadoras e, nesse caso, a visão sistêmica - estrutura física adequada, engenharia de desenvolvimento de produtos e processos e a oferta do serviço completo em itens que facilitam a pré-montagem do vidro e o acoplamento aos veículos - é a principal estratégia da Vidroforte para se colocar como imprescindível a esses mercados, que vem sendo monitorados há mais de quatro anos", conta o diretor-geral.

Para levar à frente as metas, a empresa investe na linha de produção com a compra de equipamentos e máquinas automatizadas para atender a “velocidade de resposta” em relação às necessidades das encarroçadoras.

"Desejamos não apenas nos manter ativos no mercado, mas tornar a Vidroforte mais forte e resistente frente aos segmentos internacionais, estudando as referências mundiais em nossa área", ressalta Toledo.

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