Vice-líder da bancada do MDB, Felipe Gremelmaier, disse que a manifestação de Sandro Fantinel era de saudosista do AI-5
andre.tajes@serraempauta.com
17.08.2021 - 18h20min
O vereador Sandro Fantinel (Patriota) se envolveu em uma nova polêmica na sessão da Câmara de Caxias do Sul desta terça-feira (17). Durante pronunciamento sobre a reforma administrativa proposta pelo Governo Jair Bolsonaro (sem partido), Fantinel atacou a Constituição do país e debochou da morte do deputado federal e presidente da Assembleia Constituinte, Ulysses Guimarães, ocorrida em acidente de helicóptero, em outubro de 1992.
"A Constituição Brasileira tem mais emendas do que a própria Constituição. (...) Ela nasceu morta. (...) É sinal de que ela não presta. A saída para o nosso país, infelizmente, é uma nova Assembleia Constituinte, porque com essa Constituição o nosso país está fadado ao colapso. (...) O funcionário público não tem culpa. Ele simplesmente está encaixado no sistema, um sistema que foi criado por corruptos, cujo um deles nem a graça de ser enterrado teve, porque se perdeu no mar, e o tubarão que dele se alimentou deve ter morrido", disse Fantinel.
Incomodado com a manifestação grosseira e desumana, o vereador Felipe Gremelmaier (MDB), disse que era uma falta de respeito e abaixo do fundo do poço.
"A falta de respeito com um dos maiores políticos da história deste país é de assombrar, é de assombrar. (...) O que é isso, gente? Comemorar a morte de uma pessoa, exaltar que nem enterro teve. Eu, sinceramente, fico sem palavras", comentou Gremelmaier, emocionado.
O emedebista recebeu o apoio dos colegas Gladis Frizzo (MDB), Renato Oliveira (PCdoB) e Lucas Caregnato (PT).
Saudosista do AI-5
Ao final de sua manifestação, Gremelmaier disse ainda que o comentário de Fantinel era de saudosista do AI-5, o Ato Institucional número cinco – o mais violento da ditadura militar.
Fantinel que havia ficado do lado de fora do plenário durante o pronunciamento de Gremelmaier e retornava para a sessão teria respondido, fora do microfone, segundo vereadores que estavam próximos dele: "com certeza".
Por telefone, o parlamentar do Patriota negou que tenha feito a afirmação, mas reconheceu que "acenou positivamente", concordando com a manifestação e em provocação à Gremelmaier.
"Talvez eu exagerei um pouco. Ele (Gremelmaier) poderia ter dito que eu exagerei".
Questionado se defende o AI-5, Fantinel comentou:
"Não, não, não. Ninguém quer mais isso. Isso é coisa do passado. Ele (Gremelmaier) fez um teatro e naquela hora eu acenei com a cabeça positivamente para dar o contra ao que ele falou", justificou.
Leia também:
TRE suspende julgamento que pedia cassação de prefeito e vice de Bento
Secretário do Urbanismo de Caxias busca recursos em Brasília para a regularização fundiária
Caxias vacina pessoas de 22 a 24 anos até quinta-feira
Vereadores da Serra protestam contra modelo de concessão de rodovias em Porto Alegre
Etapa inicial de diagnóstico da Maesa é apresentada para vereadores de Caxias
Tags:
Legislativo Câmara de Vereadores de Caxias do Sul Sandro Fantinel deboche morte Ulysses Guimarães AI-5 Caxias do Sul