Últimas notícias de Caxias do Sul

Logotipo - Vídeo: Prefeito eleito de Caxias do Sul vai anunciar secretariado na terça-feira | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Vídeo: Prefeito eleito de Caxias do Sul vai anunciar secretariado na terça-feira | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Eleições 2020

Vídeo: Prefeito eleito de Caxias do Sul vai anunciar secretariado na terça-feira

Adiló Didomenico admite que pode manter secretários do Governo Flávio Cassina em sua equipe

Colunista - André Tajes

André Tajes

andre.tajes@serraempauta.com
19.12.2020 - 14h30min

Juliane Ribas/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O prefeito eleito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), pretende anunciar seu time de secretários na terça-feira (22), porém a confirmação da hora e do local será informada um dia antes. Adiló e a vice-prefeita eleita, Paula Ioris (PSDB), mantém em sigilo os nomes dos integrantes do primeiro escalão.

banner-cetec-serraempauta.png

Nesta sexta-feira (18), após a diplomação dos eleitos realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), na Câmara de Vereadores, o tucano conversou com a imprensa sobre a montagem da equipe e disse que sua prioridade são os secretários da Educação e Saúde. Ele contou iniciou as entrevistas com os candidatos na quinta (17) e deve concluir na segunda (21).

- Vamos procurar construir uma equipe coesa, com unidade de pensamento. Esperamos até terça, se possível anunciar toda a equipe senão vamos anunciar aquilo que já tivermos até para que essas pessoas possam nas suas respectivas pastas fazer a transição – disse o prefeito eleito.

Adiló admitiu o aproveitamento de alguns secretários do Governo Flávio Cassina (PTB), mas não revelou nomes. Os mais cotados para integrarem a futura administração são João Uez (PSDB), Grégora Fortuna dos Passos (PTB) e Hernest Larrat dos Santos (PTB), atuais titulares das pastas do Urbanismo, Governo e chefia de Gabinete e Segurança Pública e Proteção Social, respectivamente. Ele revelou que o atual secretário da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, se colocou à disposição para colaborar “mês de janeiro adentro”. Questionado se Castro seria mantido no cargo disse que não estava definido.

O doutor em Direito Público e professor universitário, Adriano Tacca (PSDB), é cogitado para assumir a Procuradoria-Geral do Município (PGM). Ele foi um dos integrantes da coordenação da campanha de Adiló e Paula. O tenente da Brigada Militar, Cristiano Becker da Silva (PTB), é especulado para ser secretário da Segurança. Ele concorreu a vereador pelo PTB, conquistou 1.502 votos, e ficou como primeiro suplente. Cristiano é filho do ex-vereador Zoraido Silva (PTB). Na sexta, antes do início da cerimônia de diplomação, esteve na Câmara cumprimentando Adiló, e desconversou sobre a possibilidade de assumir a pasta.

Confira os principais trechos da entrevista coletiva.

Processo de seleção
“Iniciamos ontem (quinta) e já tivemos uma boa conversa com os cinco presidentes de partidos que nos apoiaram desde o primeiro momento, nos dando essa autonomia e liberdade, o que tem que ser reconhecido e agradecido aos presidentes de partido. Amanhã (sábado) continuaremos e na próxima segunda-feira a gente pretende concluir e na terça-feira anunciar esses nomes de forma bem tranqüila, transparente, para que essas pessoas possam cada um na sua pasta começar a transição. Estamos diante de um momento impar, com pouco tempo, é quase que trocar o pneu com o carro andando”.

Perfil do secretariado
“Os dois (técnico e político). Têm pastas que exigem questões técnicas e têm pastas que exigem um perfil um pouco mais político. Não adianta a gente imaginar que a política pode estar dissociada. Têm pastas que tem que ter o viés político para estar disponível e se relacionar com a comunidade e tem áreas que requer conhecimento técnico.”

Quantos secretarias definidas
“De cabeça não saberia dizer. A gente já fez algumas entrevistas. Evidente que depois vem a parte de a gente nos recolher com a vice-prefeita e decidir e comunicar as pessoas. A gente não vai fazer especulação para não ser deselegante com um ou outro meio de comunicação.

Pastas prioritárias
“Tem algumas que são importantes, mas têm algumas que tem calendário apertando, por exemplo, a educação o calendário aperta. Já tem inscrição (de matrículas) em andamento. A saúde está aí o drama que a cidade está vivendo, mas felizmente estamos contando com à disposição e boa vontade do secretário Jorge, e de toda a sua equipe que estão enfrentando como se fosse o primeiro dia do governo deles, e se colocando à disposição para nos ajudar mês de janeiro adentro. Isso tem que ser elogiado e enaltecido.” Ele (secretário da Saúde) pode continuar? Nós não temos essa definição ainda.

Aproveitamento de secretários
“É possível que se aproveite algum nome. Não vamos agora sem ter as informações corretas criar falsas especulações".

 

Tags:

Eleições 2020 secretariado prefeito eleito Adiló Didomenico Caxias do Sul