Na solenidade realizada nesta quinta-feira, o presidente Fernando Bertotto pediu
redacao@serraempauta.com
15.02.2024 - 18h56min
A 34ª edição da Festa da Uva teve a largada pontualmente às 15h45min desta quinta-feira (15), em Caxias do Sul. A cerimônia de abertura foi realizada no pórtico do Parque de Eventos Mário Bernardino Ramos. O protocolo foi conduzido pela rainha Lizandra Mello Chinali e as princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho.
A cobertura da Festa da Uva tem oferecimento de:
Antiquário Jonathan Franco
Burritos Fantásticos
DCA Engenharia
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
Antes do início da solenidade, houve a apresentação do Quarteto de Cordas da UCS com os solistas Maicon Cassânego e Karina Dante, e o pianista Wagner Maciel.
O palanque oficial recebeu a presença de diversas autoridades, dentre elas os ministros do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, representanto o presidente Luiz Inácio Lula da Sulva, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e do prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico.
O presidente da Festa da Uva, Fernando Bertotto, realizou um discurso de agradecimento a todos os envolvidos pela organização da “maior festa comunitária do Brasil”. Ele lembrou e citou o nome das 12 embaixatrizes da Festa.
Bertotto finalizou seu discurso com três pedidos: que as novas gerações acreditem na Festa da Uva, que a política não atrapalhe a Festa da Uva e que todos tenham mais amor pelo evento.
O prefeito Adiló Didomenico ressaltou a importância do trabalho realizado pelas famílias produtoras rurais do Município. Adiló lembrou dos problemas causados pelos fenômenos climáticos.
"Hoje, perto de completar 150 anos da imigração italiana somos a escolha e o destino de migrantes de mais de 50 nacionalidades diferentes que chegaram a Caxias. Aqui temos a marca do acolhimento, da fraternidade, da meritocracia, do progresso, que reconhece a importância de quem constrói o futuro sem perder a sua identidade histórica. A 34ª edição da Festa da Uva será um marco de experiências inesquecíveis, de bons negócios e muita alegria", concluiu Adiló.
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, ressaltou que o Governo Federal está à disposição dos gaúchos para enfrentar a crise climática.
Teixeira convidou representantes da indútria metalmecânica para uma reunião para debater a possibilidade de produção de novas máquinas para a agricultura familiar. Ele disse que o Governo Federal está com um edital aberto no valor de R$ 400 milhões para o desenvolvimento e modernização de máquinas para a agricultura familiar.
O governador Eduardo Leite também lembrou o esforço dos imigrantes italianos. Segundo ele, a Festa da Uva representa a celebração da força empreendedora de uma gente que é orgulho para todos.
Leite terminou sua manifestação lembrando do apelo feito por Bertotto, para que a política não atrapalhe a Festa da Uva. Ele emendou:
"Que a política não atrapalhe nada. Que a política não atrapalhe as famílias, que a política não atrapalhe as amizades, que a política não atrapalhe o trabalho. Que a política seja um espaço de respeito. Que o foco seja não atacar as pessoas, mas atacar os problemas, que não são poucos e exigem um esforço da coletividade", afirmou.
Após os pronunciamentos, as autoridades e convidados seguiram até a rampa de acesso do Centro de Evento para o descerramento da fita de abertura. Em seguida, visitaram os estandes dos expositores.
Leia mais:
Lazio inaugura como o primeiro outlet esportivo de Caxias do Sul
Orquestra Jovem Florescer abre seleção para alunos bolsistas em Caxias
Transporte coletivo terá esquema especial durante Festa da Uva, em Caxias
Empresa de Caxias será representante exclusiva de marca alemã no Brasil
Hospital Virvi Ramos, em Caxias, recebe recurso para compra de mamógrafo
Tags:
18 dias de celebração Festa da Uva aberta presença ministros Paulo Teixeira Paulo Pimento Eduardo Leite Caxias do Sul