Ranolfo Vieira Júnior prestigiou evento realizado na Vinícola Demori, em São Luiz da 6ª Légua
redacao@serraempauta.com
04.02.2022 - 12h35min
O vice-governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) participou nesta quinta-feira (3) da abertura oficial da colheita no interior de Caxias do Sul. Ele foi recebido pelo prefeito Adiló Didomenico, vice-prefeita Paula Ioris, ambos do PSDB, e as soberanas da Festa da Uva. O evento foi realizado na Vinícola Demori, em São Luiz da 6ª Légua.
Em sua manifestação, o vice-governador fez uma saudação aos agricultores caxienses e agradeceu pela acolhida. Ele relembrou as reformas estruturais que têm possibilitado uma série de investimentos em todas as áreas no Estado. Dentro do programa Avançar já foram anunciados R$ 5,3 bilhões.
"Para a agricultura, estão sendo destinados R$ 275,9 milhões. Desses, 73% serão usados para irrigação. São cisternas, poços artesianos, ou seja, são investimentos na reservação da água para que nossos produtores possam enfrentar momentos difíceis, como esse que estamos passando na safra 2022", argumentou.
Após a solenidade de abertura oficial, acompanhado de outras autoridades, ele realizou a colheita simbólica da uva nos parreirais da propriedade. O local possui cerca de cinco hectares de videiras das variedades isabel, niágara, bordô e lorena, algumas centenárias.
Adiló destacou a perseverança como ponto forte dos agricultores.
"São homens e mulheres que enfrentam uma série de dificuldades, mas nem por isso desistem da atividade", afirmou.
O prefeito lembrou que neste ano, em função da estiagem, foi decidido por um valor maior para as uvas que serão compradas dos produtores locais para a Festa da Uva.
"É uma forma de valorizar o nosso agricultor diante desta adversidade. Tenho certeza de que faremos uma grande Festa da Uva, marcando uma nova fase neste evento que é símbolo de Caxias do Sul", ressaltou.
O chefe do Executivo disse ainda esperar que a Festa da Uva seja um momento de retomada na cidade.
"Estamos celebrando um momento de fé, dificuldade e sacrifício. Dias melhores virão como já tivemos no passado e vamos superar as dificuldades juntos", disse.
Ao lado das princesas Bianca Fabro Ott e Bruna Malmann, a rainha Pricila Zanol deixou uma mensagem, convidando para o evento e parabenizando os produtores rurais pelo trabalho.
A presidente da Câmara, vereadora Denise Pessôa (PT), lembrou que o evento já demonstra o clima de Festa da Uva na cidade.
"Estaremos com a Câmara nos Pavilhões onde buscaremos estar cada vez mais próximos da comunidade ouvindo as demandas da sociedade caxiense", disse.
O titular da Secretaria da Agricultura, Rudimar Menegotto, aposta na alta qualidade da uva nesta safra.
"É claro que houve prejuízos com a estiagem, na ordem de 20 a 25%, principalmente com a uva bordô. Porém, as frutas que estão sendo colhidas vem apresentando ótima qualidade, favorecida pelo clima seco no momento da safra", explica.
O bispo diocesano Dom José Gislon presidiu um momento de espiritualidade. Ele abençoou a colheita, os agricultores e convidados. Representando a família anfitriã, a empresária Renata Demori emocionou ao ler uma prece sobre o significado da colheita para os agricultores. O coral São Braz participou da cerimônia.
Leia também:
PSB quer ampliar transparência das emendas parlamentares recebidas pela Prefeitura de Caxias
Escola de Talian abre inscrições para curso gratuito do idioma
Mesa Diretora da Câmara propõe a realização de três sessões na Festa da Uva
Soberanas da Festa da Uva seguem cumprindo intensa agenda de visitas
Samae registra 130 denúncias de uso indevido da água
Tags:
Geral Prefeitura de Caxias do Sul vice-governador Ranolfo Vieira Júnior abertura colheita Caxias do Sul