Além dos 23 que tomaram posse, quatro parlamentares suplentes substituíram titulares licenciados para comandarem cargos no Executivo
redacao@serraempauta.com.br
02.01.2025 - 09h45min
Os 23 vereadores titulares da XIX Legislatura (2025-2028) foram empossados na Câmara de Caxias do Sul em sessão solene de instalação, nesta quarta-feira, dia 1º de janeiro de 2025. Também assumiram oficialmente, durante a cerimônia, o prefeito reeleito, Adiló Didomenico (PSDB), e o vice-prefeito, Edson Néspolo (União Brasil).
>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
Ainda na solenidade, houve escolha da Mesa Diretora 2025, que será conduzida pelo vereador Lucas Caregnato (PT), e das comissões permanentes, com respectivas presidências.
Já, na Prefeitura de Caxias ocorreu a nomeação do secretariado municipal, incluindo quatro vereadores que pediram licença do Legislativo. Diante disso, quatro suplentes assumiram as vagas.
De acordo com o Regimento Interno, a cerimônia na Câmara foi conduzida pela parlamentar mais velha, Rose Frigeri (PT), de 61 anos. O vereador Edson da Rosa (Republicanos) secretariou os trabalhos na Mesa Diretora.
Da tribuna, os políticos prestaram o seguinte juramento: "Prometo cumprir a Lei Orgânica do Município de Caxias do Sul, defender a autonomia municipal e exercer, com honra, lealdade e dedicação, o mandato que me foi conferido pelo povo".
Legisladores, chefe do Executivo e vice apresentaram cópia do diploma de eleitos fornecido pela Justiça Eleitoral e da declaração de bens. Os discursos neste rito se concentraram na voz do vereador mais votado, Hiago Stock Morandi (PL), que conquistou 11.304 eleitores, e do prefeito Adiló.
Segundo Hiago, pela diferença ideológica, o plenário deverá sediar muitos debates, mas o foco central, para o bem da democracia, deverá ser a cidade e as demandas e dores da sociedade.
"Infelizmente, a população está desacreditada da política e cansada dos mesmos resultados de sempre. Carregamos a responsabilidade de mudar isso. Cabe a nós, vereadores, trabalharmos pela cidade, e não por interesses pessoais, nunca esquecendo os valores para se conviver em uma sociedade com harmonia, prezando pelo diálogo e honrando nossa constituição, em especial o artigo quinto, que garante nossa liberdade de expressão", afirmou.
Ao levar a bandeira do Município na tribuna, o liberal disse amar desafios a exemplo deste que assume ao ocupar uma cadeira legislativa.
"Entro nessa missão de cabeça aberta e coração acelerado para mostrar muito trabalho e empenho, gerando resultados positivos para nossa cidade: a amada Caxias do Sul", frisou o parlamentar mais votado nas eleições de 2024 e, até o momento, na história do Parlamento caxiense, agradecendo o apoio da família, da equipe, do partido e dos eleitores.
Em seu pronunciamento, o prefeito reeleito reafirmou a defesa de um diálogo permanente com o Parlamento e o respeito e a independência de poderes. Adiló também conclamou os vereadores para o compromisso de trabalharem pela democracia e pela paz social, compreendendo o momento pelo qual passa a nação brasileira, "para desarmar os espíritos de radicalismo ideológico que só trazem prejuízos às classes menos favorecidas".
O tucano expressou o desejo de atuar conjuntamente em prol da reconstrução do Estado e do Município para recuperar e prevenir desastres climáticos.
"Reiteramos o nosso compromisso de entender que o período eleitoral já passou. Temos muito trabalho pela frente e esta Casa, com seu poder fiscalizatório, nos ajudará a melhorar, com críticas construtivas e debates propositivos, para ampliarmos as ações na busca de uma Caxias do Sul cada vez mais humana e desenvolvida", enfatizou Adiló, desejando um 2025 de harmonia a todos.
Antes e durante a cerimônia, houve apresentações de integrantes da Orquestra Municipal de Sopros, que faz parte da Unidade de Música da Secretaria da Cultura, tendo como gerente Diego Lunelli. A recepção foi feita pelo trio de jazz da Orquestra, com os músicos André Luiz Hens, Tiago Fernando Andreola e Roberto Scopel. Os hinos foram cantados pelos integrantes do Coro Municipal: Babi Berti, Dhembla Araújo, Diogo Oliboni, Elias Cabral, Giovana Sumihiro e Kelen Carminati.
Quatro suplentes assumem
Em razão do anúncio de vereadores titulares para assumirem funções na administração municipal, quatro suplentes ocuparam assentos legislativos em sessão extraordinária desta quarta. Pediram licença do Parlamento para atuar em cargos no Executivo os legisladores Adriano Bressan (PP), João Uez (Republicanos), Rodrigo Weber (PSB) e Lucas Suzin (PRD). Desse modo, foram chamados e tomaram posse os suplentes: Calebe Garbin (PP), Daniel Santos (Republicanos), Elói Frizzo (PSB) e Cristiano Becker (PRD).
Vereadores empossados
:: Hiago Morandi (PL) – 11.304 votos
:: João Uez (Republicanos) – 6.830
:: Daiane Mello (PL) – 5.034
:: Marisol Santos (PSDB) – 4.783
:: Lucas Careganto (PT) – 4.213
:: Juliano Valim (PSD) – 4.157
:: Rafael Bueno (PDT) – 3.883
:: Estela Balardin (PT) – 3.821
:: Adriano Bressan (PP) – 3.791
:: Andressa Mallmann (PDT) – 3.491
:: Aldonei Machado (PSDB) – 3.362
:: Rodrigo Weber (PSB) – 3.213
:: Ramon Teles (PL) – 3.089
:: Wagner Petrini (PSB) – 3.056
:: Edson da Rosa (Republicanos) – 2.653
:: Claudio Libardi (PCdoB) – 2.591
:: Alexandre Bortoluz (PP) – 2.422
:: Sandro Fantinel (PL) – 2.353
:: Pedro Rodrigues (PL) – 2.350
:: Rose Frigeri (PT) – 2.329
:: Andressa Marques (PcdoB) – 2.171
:: Lucas Suzin (PRD) – 2.101
:: Sandra Bonetto (Novo) – 1.814
Suplentes que assumiram
:: Calebe Garbin (PP) – 2.337
:: Daniel Santos (Republicanos) – 1.246
:: Elói Frizzo (PSB) – 1.136
:: Cristiano Becker (PRD) – 1.091
Leia mais:
São Chico Beatles Festival recebe a primeira banda de John Lennon
Primeiro bebê nascido em Caxias do Sul no ano de 2025 é um menino
Cooperativa Vinícola Garibaldi inicia recebimento de uvas da safra 2025
Comércio pode sofrer prejuízos com até cinco feriados prolongados em 2025
Diocese de Caxias reúne mais de 1,5 mil fiéis na abertura do Jubileu 2025
Tags:
Política gestão 2025-2028 vereadores Adiló Didomenico Edson Néspolo Câmara de Caxias Prefeitura de Caxias do Sul posse empossados Caxias do Sul