Siga nossas redes sociais
Logotipo - Vereadores do PT e PCdoB querem mais transparência das informações sobre a vacinação contra a covid-19 em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Vereadores do PT e PCdoB querem mais transparência das informações sobre a vacinação contra a covid-19 em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Legislativo

Vereadores do PT e PCdoB querem mais transparência das informações sobre a vacinação contra a covid-19 em Caxias

O documento sugere um formulário para denúncias de possíveis fura filas da vacina

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Soraia Silva/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Os vereadores PT e o PCdoB protocolaram na Câmara Municipal de Caxias do Sul uma indicação que sugere a inclusão de mais informações no "Vacinômetro", ferramenta utilizada pela Prefeitura para divulgar os dados referentes à vacinação contra o coronavírus. O documento foi assinado por Denise Pessôa, Estela Balardin e Lucas Caregnato, do PT, e Renato Oliveira, do PCdoB.

O principal objetivo dos parlamentares é ampliar a transparência das informações por meio da disponibilização de listas com a identificação dos imunizados, bem como dados que possibilitem a conferência de sua inserção nos grupos prioritários do plano municipal de vacinação.

A divulgação dessas informações e a disponibilização de um formulário para denúncias de possíveis “fura filas” da vacina, ou pessoas que tenham sido vacinadas indevidamente, permitirá que aqueles que receberem a vacina e não estiverem em algum grupo de risco, assim como o responsável pela autorização da imunização irregular, respondam por crime, improbidade administrativa ou dano moral coletivo.

A indicação também propõe a publicação, de forma permanente, do número de vacinas adquiridas ou recebidas pelo município e por qual laboratório foram feitas, assim como os custos investidos no imunizante, os grupos elegíveis para vacinação e sua quantificação, o percentual de pessoas vacinadas, e dados sobre o estoque e a distribuição dos insumos necessários para a aplicação das vacinas.

Para os vereadores, o documento é importante por tratar da transparência do processo de imunização em Caxias, principal estratégia para o combate à pandemia e para uma retomada segura das atividades econômicas, sociais e culturais da cidade. 

Um projeto de lei com conteúdo semelhante foi aprovado na quinta (11), na Câmara dos Deputados, tipificando os crimes de infração de plano de imunização.

Tags:

Legislativo Câmara de Vereadores vacinômetro transparência Denise Pessôa Estela Balardin Lucas Caregnato Renato Oliveira Caxias do Sul