Últimas notícias de Caxias do Sul

Logotipo - Vereadores do PSDB de Caxias emitem nota de repúdio às manifestações preconceituosas contra Eduardo Leite | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Vereadores do PSDB de Caxias emitem nota de repúdio às manifestações preconceituosas contra Eduardo Leite | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Legislativo

Vereadores do PSDB de Caxias emitem nota de repúdio às manifestações preconceituosas contra Eduardo Leite

Comentário do vereador Sandro Fantinel durante sessão desta quinta motivou o posicionamento

Colunista - André Tajes

André Tajes

andre.tajes@serraempauta.com
30.07.2021 - 18h01min

Bruna Giusti/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Os vereadores Olmir Cadore, Marisol Santos e Tatiane Frizzo, da bancada do PSDB, da Câmara Municipal de Caxias do Sul emitiram, nesta sexta-feira (30), uma nota de repúdio às declarações preconceituosas contra o governador Eduardo Leite (PSDB).

banner-cetec-serraempauta.png

Na sessão desta quinta (29), o vereador Sandro Fantinel (Patriota), comentava sobre as más condições da Rota do Sol e a omissão do Governo do Estado em recuperar a rodovia. Fantinel lembrou da expressão usada por Leite durante a campanha para o Piratini, em 2018, em que pedia para o então governador José Ivo Sartori (MDB), para "levantar a bunda da cadeira", e disse:

"O senhor (governador Eduardo Leite) disse que tinha que tirar a bunda da cadeira que as coisas se resolviam. O senhor tirou a bunda da cadeira. Deve ter botado em outro lugar, mas não em função de serviço", disse Fantinel.

A vereadora Denise Pessôa (PT), fez um pedido de questão de ordem destacando que a manifestação de Fantinel era "uma afirmação desrespeitosa e até homofóbica".

Fantinel manteve a declaração nos anais e completou:

"Botou a bunda na cadeira da casa dele, em vez de trabalhar".

As vereadoras Tatiane Frizzo (PSDB) e Marisol Santos (PSDB), reprovaram o comentário de Fantinel.

"Acho que precisa um pouquinho mais de respeito quando a gente fala com relação ao trabalho dos outros", disse Tatiane.

Sem dar nomes, Marisol expôs que existem posturas machistas e homofóbicas dentro da Câmara.

"Não consigo encontrar outra palavra que não seja essa, eu acho. Indignante, assustador. Em relação às mulheres, inclusive, posturas de colegas, infelizmente, submetendo as mulheres com comentários agressivos que não fariam aos seus colegas homens. Não só as vereadoras, mas as servidoras da Casa, a diretora da Câmara e afins”, comentou Marisol.

No documento, os parlamentares lamentam as manifestações e reforçam a importância da discussão de ações propositivas para a comunidade caxiense.

Reincidência

Fantinel é reincidente ao comentar sobre a orientação sexual do governador Eduardo Leite (PSDB). No dia 8 de julho, ele comentou em uma publicação do Serra em Pauta, em que noticiava que o governador não foi convidado para participar da cerimônia da 1ª Feira Brasileira do Grafeno, com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

O vereador caxiense escreveu:

"Só faltava convidar o gay".

Leite assumiu sua homossexualidade no início do mês.

O que diz a nota

"Diante dos pronunciamentos e discussões da última sessão da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul (29/07), nós, da bancada do PSDB, viemos por meio desta nota, reforçar nosso repúdio a qualquer ato de preconceito, discriminação ou homofobia contra o governador Eduardo Leite ou qualquer outro cidadão. Entendemos que os debates na Casa Legislativa devem ser pautados por discussões de ideias, projetos e melhorias para a comunidade e não por meio de ofensas diretas ou indiretas, a quem quer que seja. Lamentamos tais manifestações e reafirmamos o nosso compromisso na luta por uma sociedade mais humana, que será alcançada com atitudes sérias e respeitosas."

Leia também:
Vereadora de Caxias chama colega de racista, machista e homofóbico
Governo do Estado estuda mudanças no plano de concessão de rodovias da Serra

Pessoas de 33 anos ou mais serão vacinadas nesta sexta-feira e sábado
Prefeito de Bento Gonçalves terá orçamento de R$ 2,5 bilhões para quatro anos
Câmara de Caxias retoma trabalho presencial de servidores e estagiários

Tags:

Legislativo Câmara de Vereadores de Caxias do Sul PSDB nota de repúdio preconceito Sandro Fantinel Caxias do Sul