Siga nossas redes sociais
Logotipo - Vereadores do PP e PT de Caxias recebem prazos para defesa | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Vereadores do PP e PT de Caxias recebem prazos para defesa | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Legislativo

Vereadores do PP e PT de Caxias recebem prazos para defesa

Comissão de Ética também decidiu pelo arquivamento da denúncia contra o parlamentar do Patriota

Colunista - André Tajes

andre.tajes@serraempauta.com

Denerlei Antonioli/BD/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Comissão de Ética da Câmara Municipal de Caxias do Sul debateu nesta segunda-feira (12), sobre os pedidos de instauração de processo disciplinar contra os vereadores Alexandre Bortoluz (PP), o Bortola, Estela Balardin (PT) e Sandro Fantinel (Patriota).

Leia mais:
Comissão de Ética da Câmara de Caxias inicia investigação de denúncias contra vereadores
Vereador do Novo de Caxias pede investigação contra colega do PT na Comissão de Ética

Um subcomissão formada pelos vereadores Maurício Marcon (Novo) e Lucas Caregnato (PT), respectivamente, relator e revisor, e Gladis Frizzo (MDB), vogal, vai deliberar sobre o caso de Bortola ter portado arma de fogo nas dependências do Legislativo e descumprido o Código de Ética. O ex-vice-prefeito, Ricardo Fabris de Abreu, pede uma censura escrita ao parlamentar.

Bortola tem prazo de até cinco sessões para apresentar defesa e provas e o prazo começa a contar a partir da plenária de quinta (15). O progressista, que também integra a Comissão de Ética, deixou a reunião no momento da discussão para não configurar conflito de interesse.

Já Estela terá prazo de duas sessões para apresentar explicações sobre a acusação. A Comissão de Ética decidiu pela formação de uma subcomissão para analisar o caso. A petista publicou em suas redes sociais que o vereador Maurício Scalco (Novo) tinha votado contra o pedido de informações ao Executivo sobre a distribuição de equipamentos de proteção individuais (EPIs), nas escolas de educação infantil do município. O parlamentar do Novo votou favorável ao pedido.

Arquivamento

Sobre a denúncia contra Fantinel, a Comissão de Ética protocolou um parecer prévio pelo arquivamento em razão da imunidade parlamentar. O documento deve ser votado em plenário em até cinco sessões.

Fabris pediu a abertura de um processo administrativo ético-disciplinar contra o vereador do Patriota para apurar o crime de difamação contra ele. Fantinel xingou Fabris em um comentário de uma matéria publicada pelo Serra em Pauta sobre o pedido de censura escrita para Bortola.

"Tremendo palhaço fracassado esse Fabris, esse não serve nem para tampa de privada porque aquela tem serventia ele não tem", escreveu Fantinel na rede social.

No dia seguinte, Fantinel publicou um novo comentário na rede social do Serra em Pauta informando que havia apagado a publicação com as ofensas e pedia desculpas ao ex-vice-prefeito.

Fabris e Fantinel fizeram um acordo na Justiça e o ex-vice-prefeito encaminhou o pedido de arquivamento da denúncia à Câmara.

A Comissão de Ética agendou a próxima reunião para segunda (19).

Leia também:
Ex-prefeito de Caxias do Sul recebe primeira dose de vacina contra a covid-19
Secretaria da Cultura de Caxias anuncia medida de fomento
"O Estado tem sido muito reformista", diz Eduardo Leite
Câmara de Caxias instaura Frente Parlamentar para análise das concessões de rodovias

Tags: