Adriano Bressan e Alexandre Bortoluz protocolaram indicação para que à Prefeitura ofereça uma relação de remédios
redacao@serraempauta.com
17.03.2021 - 19h07min
Os vereadores Adriano Bressan (PTB) e Alexandre Bortoluz, o Botola (PP), protocolaram, nesta quarta-feira (17), a indicação solicitando ao Executivo municipal o uso de medicamentos para tratamento precoce da covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Caxias do Sul. O documento apoia o "Manifesto pelo Tratamento Precoce" divulgado nesta terça (16), assinado por um grupo de médicos de Caxias que defende a utilização de uma série de medicamentos nas fases iniciais, como tratamento imediato e também de profilaxia, em relação à covid-19.
Segundo os parlamentares, a proposição busca sensibilizar o governo municipal para que, de imediato, ofereça aos pacientes a possibilidade do tratamento imediato, disponibilizando os medicamentos de forma gratuita a todos, após prescrição do médico responsável. A relação dos remédios indicados são: hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina, bromexina, nitazoxanida, zinco, vitamina D, vitamina C, anticoagulantes e outros fármacos que venham a ser liberados e preconizados pelo Ministério da Saúde.
Segundo os vereadores, desde o início da pandemia, milhares de médicos, pesquisadores e cientistas defendem o tratamento precoce como forma de amenizar a carga viral, e, em muitos municípios que adotaram esta prática, os resultados têm sido bastante satisfatórios no que se refere à necessidade de internação.
"Sabemos que não há nenhum estudo conclusivo sobre a eficácia destes medicamentos no combate à covid-19, mas temos que disponibilizar aos cidadãos caxienses ao menos a possibilidade de terem acesso a eles, respeitando a decisão do médico e do paciente", destaca Bressan.
Para Bortola, a indicação reforça diversas manifestações da classe médica do país.
"Propomos essa intervenção pela prefeitura, pois o tratamento da covid-19 nas fases iniciais, como defendem muitos médicos, é uma alternativa viável para reduzir, especialmente, os números de mortos e da carga do sistema de saúde, revelando-se como mais um meio de manutenção da vida", destaca.
Os vereadores também protocolaram uma indicação solicitando que o Ministério da Saúde, cobre uma manifestação oficial da Anvisa sobre o tratamento nas fases iniciais e profilaxia da covid-19.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e as principais sociedades médicas nacionais e internacionais são contrárias ao tratamento precoce para a covid-19.
Leia também:
Em nota, parlamentares do PT criticam manifestação de colega contra vereadora mais jovem de Caxias
Codeca tem prejuízo acumulado de R$ 29,7 milhões em cinco anos
Nova concessão do transporte coletivo de Caxias fixa tarifa máxima de R$ 4,75
UBS São Vicente será ponto de apoio para casos suspeitos da covid-19
Tags:
Legislativo Câmara de Vereadores de Caxias do Sul indicação Adriano Bressan Alexandre Bortoluz tratamento precoce covid-19 Caxias do Sul