Praça da Bandeira pode servir de modelo de espaço adaptado para crianças com necessidades especiais
redacao@serraempauta.com
28.11.2022 - 09h48min
Os vereadores de Farroupilha do PDT, PSB e Republicanos sugeriram ao governo do prefeito Fabiano Feltrin (PP) que a Praça da Bandeira seja modelo de espaço público adaptado a pessoas com deficiências. A ideia surgiu após análise dos recentes relatórios apresentados pela ONU, IBGE e Secretaria municipal da Saúde, quanto ao crescimento de crianças identificadas com algum nível de autismo. O requerimento foi aprovado por unanimidade na sessão da Câmara de terça-feira (22).
Conforme o vereador Roque Severgnini (PSB), que apresentou a proposição, o trabalho foi realizado em conjunto com a Associação de Pais e Amigos do Autista de Farrouilha (Amafa), Apae, Associação Municipal de Deficientes Físicos de Farroupilha (Amdef) e Associação Farroupilhense de Deficientes Visuais (Afadev) que apontaram as necessidades a serem inseridas na praça.
O requerimento propõe que o local seja de terreno plano, sem obstáculos, com espaço sensorial, pista e muro tátil; e piscina de bolinhas de cores contrastantes com foco nas pessoas com baixa visão e autismo, além de brinquedos adaptados para deficiência física e acompanhamento de profissional capacitado para atendê-los.
Em Farroupilha, o número de atendimentos de autismo infantil pela Secretaria da Saúde passou de 378 em 2021 para 750 neste ano, alcançando a segunda maior causa de atendimentos relacionados a saúde mental no Município.
Atualmente, conforme registro das entidades, há em Farroupilha cerca de 260 cidadãos com algum tipo de deficiência. A Amafa atende 60 pessoas de 4 a 59 anos; a Afadev atende 31 pessoas cegas ou com baixa visão, a Amdef possui 24 associados e a Apae conta com 85 alunos na escolarização, 30 no atendimento educacional especializado e 30 na área da saúde.
No Brasil, a ONU estima haver dois milhões de pessoas com espectro autista, dado que se tornou relevante inclusive na análise do censo demográfico.
Leia também:
OPINIÃO: O diabo engana!
Batuca, de Bento, é finalista em cinco categorias do prêmio ARP
Secretaria do Meio Ambiente de Caxias prepara transferência para Maesa
Tráfego ligando RS-122 à RSC-453, em Caxias, será liberado nesta segunda
Deputada eleita conhece o plenário da Câmara Federal
Tags:
Reivindicação Vereadores Farroupilha criação praça sensorial espaço adaptado pessoas com necessidades especiais