Siga nossas redes sociais
Logotipo - Vereadores de Caxias pedem demissão da presidente da Codeca e secretária da Educação | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Vereadores de Caxias pedem demissão da presidente da Codeca e secretária da Educação | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Legislativo

Vereadores de Caxias pedem demissão da presidente da Codeca e secretária da Educação

Líder do governo na Câmara defende a permanência de Helen Machado e Sandra Negrini

Colunista - André Tajes

andre.tajes@serraempauta.com

Luca Roth/Divulgação
Foto Principal - Notícia

José Dambrós sugeriu a exoneração da presidente da Codeca, Helen Machado.

Com pouco mais de cinco meses, dois representantes do primeiro escalão do governo do prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB) estão na mira de alguns vereadores. Na semana passada, José Dambrós (PSB) e Rafael Bueno (PDT) pediram a demissão da diretora-presidente da Codeca, Helen Machado (PSDB) e da secretária da Educação, Sandra Negrini, respectivamente.

Durante a sessão de terça-feira (11), da Câmara Municipal, Dambrós comentava mais uma vez sobre os problemas da Codeca e a necessidade de o município contratar a empresa para obras de construção civil. No final na manifestação sugeriu a demissão de Helen.

"Não sei se, daqui uns dias, não tem que comprar passagem de volta para a diretora, se ela não resolver os problemas da Codeca", disse Dambrós.

Após a manifestação, Dambrós conversou com Adiló, que pediu um tempo para a diretora-presidente colocar em prática o plano de gestão da empresa para os próximos quatro anos.

"Ele (Adiló) me falou: “Deixa a Helen trabalhar. Deixa a Helen trabalhar. Deixa eles trabalharem que eles estão no caminho certo", disse o prefeito ao vereador, que reproduziu parte da conversa na sessão.

Já na sessão de quinta (13), a vereadora Gladis Frizzo (MDB), fez a primeira manifestação pública contrária a secretária da Educação. Na oportunidade, comentou sobre os 19 casos positivos da covid-19, em quatro escolas municipais, e fez um apelo para vacinar professores e funcionários dos colégios.

"O que a secretária Sandra Negrini faz? (...) É obrigação dela defender os seus. Além de não flexibilizar as aulas, os turnos, a compra de vagas, o que ela está fazendo na Secretaria? Eu não estou vendo nada. Não me venham dizer que é uma ótima secretária", frisou a emedebista.

Aproveitando as críticas de Gladis, o vereador Rafael Bueno (PDT), apontou a falta de comunicação da Secretaria da Educação com vereadores e a comunidade. Mais incisivo, o pedetista pediu a exoneração de Sandra.

"Acho que é uma das piores secretárias da Educação que tem na história de Caxias do Sul. (...) Eu já falei para o Adiló Didomenico. (...) Por favor, já está na hora de fazer uma reformulação no teu secretariado. Pede para essa mulher sair", disse Bueno.

O líder do governo na Câmara, vereador Olmir Cadore (PSDB), defende a permanência de Helen e Sandra, e ressalta a capacidade de trabalho das duas.

Cadore lembra que a presidente da Codeca pegou a empresa com uma dívida de R$ 30 milhões (acumulada dos últimos cinco anos) e o parque de máquinas sucateado.

"Eu sei que a cidade está jogada as traças. A cidade está numa situação terrível. Ela (Helen) é competente", disse.

O líder do governo garante que Sandra é a favor da vacinação de professores e funcionários de escolas e nega a falta de diálogo da secretária da Educação, uma vez que ela participa das reuniões mensais da Comissão de Educação do Legislativo.

Cadore ressalta ainda as dificuldades impostas na pasta com a redução do quadro funcional, o ensino on-line e presencial, os 19 casos de contaminação de professores e servidores da semana passada, além dos problemas de infraestrutura das escolas.

"Eu vejo ela (Sandra) competente, serena e de diálogo, diferente do que dizem", frisa Cadore.

Leia também:
Sindiserv apresenta campanha salarial para vereadores de Caxias
Salão da Paróquia de Lourdes, de Caxias, inicia nesta quarta acolhimento de moradores de rua
Câmara de Farroupilha cria espaço on-line para recebimento de ideias legislativas da população
Vereador do Novo, de Caxias, protocola projeto para uso de pregão eletrônico na administração pública

Tags:

Legislativo Executivo demissão exoneração Helen Machado Codeca Sandra Negrini Educação Adiló Didomenico Caxias do Sul