Siga nossas redes sociais
Logotipo - Vereadores de Caxias do Sul conhecem minutas de ocupação da Maesa | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Vereadores de Caxias do Sul conhecem minutas de ocupação da Maesa | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Reestruturação

Vereadores de Caxias do Sul conhecem minutas de ocupação da Maesa

Secretários municipais informaram sobre a falta de recursos públicos para investimentos no complexo histórico

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Luan Hagge/Câmara de Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Os secretários da Cultura, Cristina Nora Calcagnotto; de Parcerias Estratégicas, Matheus Neres da Rocha e a chefe de Gabinete do Prefeito, Grégora Fortuna dos Passos (PTB) apresentaram nesta quarta-feira (26) minutas de reestruturação do projeto de ocupação do complexo da Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa). O encontro ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Na ocasião, os representantes do governo do prefeito Adiló Didomenico (PSDB) informaram sobre a falta de recursos públicos para viabilizar o plano de ocupação.

Quanto a instalação do mercado público, os secretários deixaram claro que, para a priorização dele se consolidar, será necessário cumprimento do que chamaram de premissas de readequação. As medidas incluem, por exemplo, concessão comum, sem comprometimento ou dispêndio de recursos públicos; diminuição da área de concessão; prioridade de encargos relativos à execução do referido mercado.

Na condução das atividades, estava o vereador Rafael Bueno (PDT), presidente da Frente Parlamentar “A Maesa é Nossa”. Ele cobrou alternativas mais ágeis, que contemplem as pretensões iniciais da comunidade, com relação à ocupação daquele complexo. Afirmou que será agendada, no menor prazo possível, uma audiência pública sobre o tema.

"A data dependerá do desenrolar da reformulação do projeto, na Prefeitura, para que consigamos fazer um debate mais sólido, na futura reunião do Legislativo", explicou.

À luz do arranjo garantidor, apresentado pelos secretários, alguns vereadores se manifestaram com insatisfação, diante da demora de execução da ocupação completa e, sobretudo, da instalação do mercado público. Nessa linha, o presidente da Câmara, vereador Zé Dambrós (PSB), também cobrou o porquê de a Secretaria da Agricultura ainda não estar instalada na Maesa.

Enquanto isso, o vereador Sandro Fantinel (PL) considerou preocupante o fato de, até o momento, não ter havido interesse privado no empreendimento. Para o vereador Ricardo Zanchin (Novo), a própria indefinição do plano de ocupação causa desinteresse no empresariado, além de, na ótica dele, não fazer sentido transformar o espaço só em sede de secretarias, destoando do fim de negócios.

De acordo com o vereador Olmir Cadore (PSDB), o sentimento é de frustração, com a repetição de problemas e falta de ações para tornar atrativo o entorno da Maesa. Para o vereador Velocino Uez (PTB), o fato de o espaço ser patrimônio histórico seria um empecilho para atrair investidores. O vereador Lucas Caregnato (PT) reclamou da falta de avanços na discussão.

Leia mais:
Caxias do Sul abre consulta para concessão das placas de ruas
Câmara de Caxias do Sul protocola aumento do auxílio a estagiários
Feira de antiguidades ocorre no início de agosto em Caxias do Sul
Câmara de Caxias do Sul autoriza compra de imóvel para o Procon
Recanto da Compaixão, em Caxias do Sul, deve inaugurar em novembro

Tags:

Reestruturação Prefeitura de Caxias do Sul apresenta minutas projeto ocupação Maesa Caxias do Sul