Siga nossas redes sociais
Logotipo - Vereadores de Caxias conferem ações de Chapecó no combate ao coronavírus | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Vereadores de Caxias conferem ações de Chapecó no combate ao coronavírus | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Legislativo

Vereadores de Caxias conferem ações de Chapecó no combate ao coronavírus

Comitiva conferiu o trabalho nas áreas da saúde e educação

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Michel Sonda/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Uma comitiva caxiense formada pelos vereadores Adriano Bressan (PTB), Alexandre Bortoluz, o Bortola (Progressistas), Tatiane Frizzo (PSDB) e Sandro Fantinel (Patriota), e pelo diretor-jurídico da Secretaria da Saúde, Mário Tadeucci, conheceram iniciativas promovidas pelo município de Chapecó, em Santa Catarina, nas áreas da educação e da saúde, neste período em que a pandemia do coronavírus persiste. Eles viajaram custeando as próprias despesas, ou seja, sem ônus para a Câmara Municipal.

Leia mais:
Vereadores de Caxias irão conhecer ações de enfrentamento à covid-19 em Chapecó

Na quinta-feira (22), a comitiva se reuniu com a secretária de Educação de Chapecó, Astrit Tozzo. O grupo conversou sobre os planos de contingência aplicados à educação, o modelo híbrido de aula implementado na rede municipal, bem como acerca do processo de capacitação dos profissionais das escolas municipais e de orientações aos alunos quanto aos cuidados preventivos.

No sexta (23), os parlamentares se encontraram com o prefeito de Chapecó, João Rodrigues; o secretário da saúde, coronel Luiz Carlos Balsan, e o secretário adjunto da Saúde, Jader Danielli. Na pauta, esteve a política de saúde e sistema aplicados no município nesse setor. Além do tratamento imediato (visando o fortalecimento da imunidade) e testagem rápida, os vereadores receberam informações sobre o monitoramento dos ativos e familiares, e o cuidado pós-covid-19 destinado a pacientes que tiveram sequelas decorrentes do vírus.

Os representantes chapecoenses salientaram que, a partir das medidas, houve queda dos números dos ativos, óbitos e contágios. Após, a comitiva visitou o Ambulatório covid-19 - Tratamento Imediato (Centro de Pesquisa Verdão); o Centro Avançado de Atendimento covid-19; e o Centro Especializado em Reabilitação Pós-covid.

Para Bressan, a viagem técnica a Chapecó foi extremamente positiva.

"Conseguimos conferir, na prática, os benefícios do tratamento imediato, da testagem em massa e, principalmente, os resultados conquistados através da união entre o poder púbico e a comunidade chapecoense no combate à covid-19".

Bortola disse que foi possível confirmar as boas ideias e a política de saúde aplicadas em Chapecó como a testagem rápida e tratamento imediato para o fortalecimento da imunidade, com cuidado amplo dos pacientes.

Tatiane por sua vez, declarou:

"Uma viagem produtiva, em que verificadas ações tomadas pelo Município de Chapecó. Assim, voltamos com boas ideias para Caxias do Sul. Aliás, chamou atenção a preocupação com a reabilitação de pacientes no pós-covid e o trabalho multidisciplinar executado pelo Município no cuidado dos pacientes".

Fantinel ressaltou que as ações de Chapecó podem servir para Caxias do Sul daqui para frente no que se refere à pandemia e que buscará os meios de captação de recursos para pôr em prática os exemplos de Chapecó.

Na sessão de terça (27), os vereadores apresentarão relatório com mais informações sobre a viagem técnica.

Leia também:
Vacinação para profissionais de saúde que não atuam na linha de frente inicia segunda, em Caxias
Sem orçamento, Censo não será realizado em 2021
Entidades vão acompanhar concessão do polo rodoviário da Serra Gaúcha
Prefeitura de Farroupilha protocola projetos para reduzir déficit de R$ 387 milhões na previdência

Tags:

Legislativo Câmara de Vereadores de Caxias do Sul covid-19 coronavírus ações Chapecó Caxias do Sul