Acompanharam o presidente Lucas Caregnato, os parlamentares Wagner Petrini, Andressa Campanher Marques e Alexandre Bortoluz
redacao@serraempauta.com.br
06.01.2025 - 19h58min
Os integrantes da Mesa Diretora 2025 da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, guiados pelo presidente Lucas Caregnato (PT), fizeram uma visita institucional ao prefeito Adiló Didomenico (PSDB) e ao vice-prefeito Edson Néspolo (União Brasil), na tarde desta segunda-feira (6).
Acompanharam a visita, o 1º vice-presidente Wagner Petrini (PSB), a 2º vice-presdiente Andressa Campanher Marques (PCdoB) e o 1º secretário Alexandre Bortoluz (PP). A 2ª secretária, vereadora Andressa Mallmann Bassani (PDT) não pôde comparecer.
O grupo parlamentar se colocou à disposição do Executivo para trabalhar pelo bem das pessoas e para o desenvolvimento de Caxias. O presidente Caregnato destacou a representatividade da Mesa Diretora e o propósito colaborativo da atual gestão do Parlamento, principalmente no sentido de beneficiar a comunidade.
"Queremos estimular a participação popular e a aproximação do povo ao Legislativo, sempre respeitando o regimento", afirma Caregnato.
O presidente também pediu ao prefeito para antecipar projetos de grande relevância, não deixando para dezembro, quando o tempo para discussões acaba ficando mais escasso.
Em termos de reivindicações da população na questão de infraestrutura e trânsito, Caregnato quis saber do prefeito como estão as obras nos bairros Desvio Rizzo e Planalto. Sobre o funcionalismo público, questionou a respeito dos ajustes na lei complementar 409/2012, que diferenciou remunerações para funções iguais.
No Rizzo, Adiló informou que as melhorias viárias seriam retomadas nesta tarde. No que se refere ao Planalto, o chefe do Executivo disse que o vice Néspolo está cuidando de perto do assunto. Em relação à lei 409/2012, Didomenico comunicou que a proposta será remetida à Câmara ainda neste mês, para apreciação em sessão extraordinária.
Durante a reunião, as lideranças também conversaram sobre Educação Infantil, coleta de resíduos, ponte em Vila Cristina, 150 anos das imigrações, caso Magnabosco, novos loteamentos e comércio ambulante. Pontualmente a respeito do comércio ambulante, o prefeito convidou os vereadores a conhecerem o Centro de Capacitação e Comércio, na Galeria Caxias Plaza, que abrigará os vendedores interessados. Didomenico divulgou que o prazo de manifestação de interesse termina dia 20 deste mês.
Por fim, o prefeito disse sentir saudade do período em que foi vereador (2013 a 2020), dos embates feitos sem ataques pessoais e com responsabilidade.
"O poder Legislativo deve ser respeitado como um poder independente", frisou Didomenico, cumprimentando a atual legislatura (2025-2028).
Antes de se despedir, Petrini e Caregnato convidaram Didomenico para a abertura do ano legislativo, na sessão ordinária de 4 de fevereiro, quando tradicionalmente o chefe do Executivo vai à tribuna para deixar uma mensagem à população e aos vereadores.
Também estiveram junto dos vereadores o diretor-geral da Casa, Ricardo Barazzetti, e o chefe da Assessoria de Comunicação Social, Thales Comerlato Castagna.
Leia mais:
Conheça os subprefeitos de Caxias do Sul da gestão 2025-2028
Ordovás, em Caxias, é fechado devido exposição e ameaças em redes sociais
Adiló e Bueno discutem sobre atendimento de saúde ao idoso em Caxias
Obras no Bairro Desvio Rizzo, em Caxias, são retomadas nesta segunda
Exposição itinerante ocorre de janeiro a março em 10 cidades da Serra
Tags:
Política institucional Câmara de Vereadores Mesa Diretora visita Adiló Didomenico Edson Néspolo Caxias do Sul