Siga nossas redes sociais
Logotipo - Vereadoras e vereadores na comunidade | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Vereadoras e vereadores na comunidade | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Artigo

Vereadoras e vereadores na comunidade

Denise Pessôa, vereadora do PT e presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul de 2022

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Gabriel Lain/Câmara Caxias/Banco de dados/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Um Parlamento só tem sentido existir porque há uma comunidade que o abraça e o movimenta. E o Parlamento caxiense é efetivamente um poder que se preocupa com sua população, tanto com quem vive na cidade como com quem vive no campo. Enquanto moradoras e moradores que respiram o cotidiano de Caxias do Sul, somos muitos: 523.716 pessoas, de acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2021.

Mais artigos:
Direitos da Mãe Terra vão além dos direitos humanos
TEAbraça
Os impactos do conflito entre Rússia e Ucrânia na economia regional
Ensino pós-isolamento social: dos desafios às possibilidades
Somos por nós, mulheres!

Na segunda cidade do Estado e a maior do interior gaúcho tanto em habitantes quanto em eleitorado, a população está distribuída por 77 bairros (lei n° 8.741/2021) e mais de 400 loteamentos. São pessoas que merecem o olhar atento dos legisladores. Por isso, estamos retomando um projeto que fortalece a presença parlamentar pela cidade. É o Câmara Vai aos Bairros.

Aproximar ainda mais a população caxiense da Câmara de Vereadores é o propósito dessa iniciativa que foi colocada em prática no ano de 2010, na presidência do então parlamentar Harty Paese (PDT). Em 2017, foi regulamentada pela Resolução de Plenário nº 253/A, na presidência do vereador Felipe Gremelmaier (MDB). Dar sequência a propostas que beneficiam e fazem diferença no cotidiano da sociedade é nosso compromisso e deveria ser de todos os gestores públicos.

No caso do Câmara Vai aos Bairros, amplia ainda mais o contato dos parlamentares com os segmentos sociais. É um meio de interlocução do Parlamento com o povo, que tem a possibilidade de expor as necessidades de determinada região. Ao tomar conhecimento das reivindicações dos bairros e loteamentos, os legisladores podem sugerir projetos, propor alterações de lei e encaminhar indicações à Prefeitura. O Câmara Vai aos Bairros permite uma escuta atenta da cidadã e do cidadão e esclarece sobre as principais funções do Legislativo (legislar, fiscalizar, julgar e administrar). Afinal, nada melhor do que conhecer esse poder para falar sobre ele com mais segurança e, inclusive, cobrar dos parlamentares uma atuação efetiva, de acordo com suas atribuições e competências.

"O Câmara Vai aos Bairros permite uma escuta atenta da cidadã e do cidadão e esclarece sobre as principais funções do Legislativo."

Nesse sentido, para possibilitarmos uma maior compreensão e participação da comunidade, fazemos questão de explicar como funciona a Casa do Povo e seus programas institucionais, a exemplo do próprio Câmara vai aos Bairros. Ele é organizado em determinada região, tendo parceria das lideranças comunitárias. Com a presença dos vereadores, os encontros duram duas horas e seguem uma sequência de manifestações, mediada pela presidência da Câmara. Os pedidos, queixas e elogios são registrados e remetidos pelo Legislativo aos órgãos competentes ligados ou não ao poder Executivo. Caberá a tais órgãos decidir as soluções, as quais esperamos que aconteçam na prática.

Esperamos também que os caxienses ou suas representações marquem presença nas nove edições planejadas para o ano. Com o projeto Câmara Vai aos Bairros, estamos indo ao seu encontro e o abraçando para que se sinta acolhido pelo Legislativo nas mais diversas demandas.

Denise Pessôa, vereadora do PT e presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul de 2022

Leia também:
Búrigo e Sartori participam de festa do padroeiro da Igreja de São Marcos, no interior de Flores
Maurício Scalco quer proibir a inauguração de obras inacabadas em Caxias
Vereadora de Caxias já se comunica com familiares, diz boletim médico
Soberana e princesas de Farroupilha apresentam trajes oficiais do Entrai e Fenakiwi
Laís Dupont é eleita a imperatriz do vinho da Fenavinho, de Bento Gonçalves

Tags:

Artigo Denise Pessôa vereadora presidente da Câmara de Caxias 2022 Dia das Mulheres Caxias do Sul