Siga nossas redes sociais
Logotipo - Vereadora defende atendimento especializado para comunidade autista de Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Vereadora defende atendimento especializado para comunidade autista de Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Legislativo

Vereadora defende atendimento especializado para comunidade autista de Caxias

Tatiane Frizzo sugere a criação dos convênios com instituições de Caxias ou região

Colunista - André Tajes

andre.tajes@serraempauta.com

Reprodução/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A vereadora Tatiane Frizzo (PSDB) defendeu na sessão ordinária da última terça-feira (16), que a Prefeitura de Caxias do Sul invista no atendimento especializado de crianças e adolescentes diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista. Ela sugeriu a criando convênios com instituições de Caxias ou região. Ainda defendeu o atendimento multidisciplinar de pessoas com autismo nas escolas.

Tatiane lamentou que devida a alta demanda na Associação de Pais e Amigos do Autista de Farroupilha (AMAFA) as crianças caxienses, que eram atendidas pela Associação, acabaram perdendo suas vagas. A entidade localizada em Farroupilha é referência de atendimento de pessoas autistas para a região da Serra gaúcha.

Tatiane sugeriu a criação de uma Frente Parlamentar em defesa das pessoas com autismo.

"É importante debater, levantar dados, a partir disso, a gente pode entender um pouco mais do dia a dia e as dificuldades", finalizou.

No início do março, Tatiane e a vice-prefeita de Caxias, Paula Ioris (PSDB), foram recebidas pela diretora e coordenadora da Amafa, Aline da Rosa, que apresentou os serviços multidisciplinares ofertados associação.

A visita também serviu para verificar as modalidades de convênios que a associação possui com outros municípios, como Carlos Barbosa, Pinto Bandeira e Nova Roma do Sul, já que Caxias do Sul não possui um centro especializado para pessoas diagnosticadas com autismo.

Conforme a vice-prefeita, a administração está buscando alternativas para não deixar os autistas desamparados. Segundo Paula, a ideia é conhecer também outras entidades, de diferentes municípios, a fim de verificar a realidade dos serviços oferecidos.

Leia também:
Vacinação destinada a idosos de 74 e de 73 anos ou mais inicia na próxima semana em Caxias
Caxias do Sul amplia vacinação para profissionais de saúde de 40 anos ou mais
Movimento Unidos por Bento promove companha para auxiliar sistema de saúde
Cartório do Idoso da Polícia Civil começa atendimento até o final de mês em Caxias
"Sei que ele tem porte, se anda armado não posso afirmar", diz presidente da Câmara de Caxias sobre vereador que andava armado nas dependências do Legislativo

Tags:

Legislativo Câmara de Vereadores de Caxias do Sul Tatiane Frizzo atendimento especializado autismo autista Caxias do Sul