Alexandre Bortoluz (PP), protocolou projeto de resolução para manter proibição de posse de arma apenas no plenário
andre.tajes@serraempauta.com
22.03.2021 - 16h07min
Diante da proibição da posse de arma na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, o vereador Alexandre Bortoluz, o Bortola (PP), protocolou na sexta-feira (19), o projeto de resolução que pretende alterar o texto do Código de Ética Parlamentar para proibir o porte apenas no plenário do Legislativo.
Leia mais:
Vereadora cobra proibição de andar armado dentro da Câmara de Caxias
Vereador anda armado nas dependências da Câmara de Caxias
"Sei que ele tem porte, se anda armado não posso afirmar", diz presidente da Câmara de Caxias sobre vereador que andava armado nas dependências do Legislativo
A matéria também é assinada pelos vereadores Maurício Marcon (Novo), Maurício Scalco (Novo) e Sandro Fantinel (Patriota).
Bortola nega que esteja legislando em causa própria ao protocolar o projeto.
"Se estivesse legislando em causa própria não teria mais vereador assinado comigo. Tem outros vereadores e não vou citar nomes que vão solicitar o porte de arma de fogo", disse.
Os vereadores que assinaram o projeto justificam que o porte de arma de fogo pressupõe o atendimento de requisitos da rígida legislação federal e que não deveria corresponder a incompatibilidade de decoro parlamentar.
"Devemos observar que, em se tratando de porte de arma de fogo, por exemplo, pressupõe-se o prévio atendimento de requisitos cumulativos de rígida legislação federal, o que evidentemente não deveria corresponder a incompatibilidade com o referido decoro, pois, em verdade, resta evidente a conduta em consonância com o princípio da legalidade, haja vista, como elencado, o cumprimento da Lei", diz um trecho da justificativa do projeto.
Para ser aprovado, o projeto precisa de maioria absoluta, ou seja, 12 votos. Questionado se conseguiria o apoio para a aprovação da matéria, Bortola diz que é "muito imprevisível" saber o resultado.
Com a polêmica, Bortola disse que desde sexta (19), optou por não portar mais a arma dentro da Câmara.
Na semana passada, a vereadora Denise Pessôa (PT), encaminhou um ofício ao presidente da Câmara, vereador Velocino Uez (PTB), para que observasse a proibição do porte de arma no prédio legislativo.
Bortola admitiu que andava armado. Ele disse que possui o porte de arma desde o ano passado, por questão de segurança e defesa pessoal.
Leia também:
CIC realiza reunião-almoço virtual com prefeito de Caxias do Sul
Últimos 10 dias para pagar o IPVA 2021 com desconto pela antecipação
Prefeitura de Caxias prorroga prazo para pagamento de tributos
Vereadora defende atendimento especializado para comunidade autista de Caxias
Tags:
Legislativo Câmara de Vereadores de Caxias do Sul porte de arma proibido Código de Ética Parlamentar Caxias do Sul