Siga nossas redes sociais
Logotipo - Vereador pede expulsão do presidente do PL de Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Vereador pede expulsão do presidente do PL de Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • banner-painel-institucional.jpeg

Partido

Vereador pede expulsão do presidente do PL de Caxias do Sul

Hiago Morandi acusa Maurício Scalco de ameaça por cargos na bancada da Câmara. Ex-candidato a prefeito diz que tinha indicação do PL estadual

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Marines Bertuol/Câmara de Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O vereador de Caxias do Sul Hiago Morandi (PL) – o mais votado da história do Município, com 11.304 votos – escancarou uma forte crise partidária ao pedir a expulsão e destituição do cargo do presidente do PL caxiense, Maurício Scalco, por infidelidade partidária. Scalco concorreu a prefeito nas eleições municipais de 2024.

selo-salto-ventoso-1.jpeg

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Em um vídeo publicado em suas redes sociais nesta sexta-feira (3), Morandi rebateu uma manifestação de Scalco publicada no portal de notícias Leouve, em que o ex-candidato à Prefeitura afirmou que faltou liderança para Morandi, líder da bancada, na articulação política que definiu o presidente da Câmara de Vereadores.

Morandi, Daiane Mello (PL) e Ramon Teles (PL) votaram contra a chapa liderada por Lucas Caregnato (PT). Já Pedro Rodrigues (PL) e Sandro Fantinel (PL) foram favoráveis.

Para Morandi, a crítica recebida aconteceu por ele não ter indicado Scalco e uma ex-assessora para os cargos de assessor de bancada e auxiliar de bancada, respectivamente.

"Nós vereadores decidimos o que era melhor para o partido e escolhemos uma outra pessoa qualificada, formada em Direito, técnica para esse cargo (assessor de bancada). Eu indiquei uma pessoa qualifica, o segundo cargo eu pedi para o Sandro Fantinel indicar alguém da sua confiança. Isso é ser líder e democrático. E o terceiro cargo eu indiquei uma pessoa de confiança do vereador Pedro Rodrigues, para termos um pouco de cada pensamento dentro da bancada e fortalecer o PL de Caxias do Sul. O Scalco não gostou nada disso e me pressionou demais até o dia da minha posse. (...) Não era nem pessoal, era só questão de competência e botar alguém técnico no cargo. Se tornou pessoal quando ele vai em frente à minha família no dia da posse e fica me pressionando pedindo se eu tinha certeza do que eu iria fazer, em tom de ameaça", disse Morandi, dando a sua versão do conflito interno.

Morandi contou que ofereceu um cargo de auxiliar de bancada, porém Scalco recusou a indicação.

Na manhã deste sábado (4), Scalco afirmou que ainda não teve acesso ao ofício que pede sua expulsão. Disse que tem experiência legislativa devido ao mandato de vereador e que é formado em Direito.

Em sua defesa de que estaria exigindo cargos no Legislativo, Scalco disse que foi indicado no dia 3 de dezembro do ano passado, por meio de um ofício, pelo PL estadual para exercer a função de coordenador da bancada do PL na Câmara, e a presidente do PL Mulher, Virginia Boff, para a função de assessora da bancada. O documento é assinado pelo presidente estadual do PL, deputado federal Giovani Cherini e pelo deputado federal Luciano Zucco.

"Esse assunto deveria ser tratado internamente. Não sei o motivo para ele estar denegrindo a minha imagem", disse Scalco.

O documento diz ainda que os cargos da bancada do PL no Legislativo caxiense serão indicados pelo partido e que os nomeados sejam obrigatoriamente filiados ao PL. O documento comunica que todos os cargos que recebem salários deverão contribuir mensalmente com um porcentual ao PL municipal, e que o valor percentual será determinado em reunião da Executiva municipal.

Leia mais:
Câmara de Caxias do Sul tem novo diretor geral e chefe da Comunicação
Prefeito de Caxias do Sul anuncia os nomes de 13 secretários adjuntos
IFRS abre concurso público para cinco cidades da Serra
Forças Armadas iniciam alistamento voluntário feminino
Caxias do Sul recebeu mais de R$ 3,3 bilhões do Governo Federal em 2024

Tags:

Política partido vereador Hiago Morandi expulsão presidente do PL Maurício Scalco Caxias do Sul