"Vocês que não estão prescrevendo estão segurando nas costas as mortes que estão acontecendo. A responsabilidade é de vocês", disse Sandro Fantinel
andre.tajes@serraempauta.com
25.05.2021 - 12h10min
O vereador Sandro Fantinel (Patriota) acusou os médicos caxienses que não estão prescrevendo o tratamento precoce de serem os responsáveis pelas mortes por covid-19 na cidade. A manifestação aconteceu durante a sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (25).
"Lembrem-se doutores. Vocês que não estão prescrevendo (o tratamento precoce) estão segurando nas costas as mortes que estão acontecendo. A responsabilidade é de vocês, não é do prefeito, não é do governador e não é do presidente. É de quem não está querendo prescrever o tratamento. É (sic) esse o verdadeiro culpado das UTIs estarem cheias", disse o parlamentar.
Fantinel sugeriu que os médicos são os responsáveis também pelas UTIs cheias e pelo risco do fechamento das escolas, comércios e de prejudicar a economia da cidade. Segundo ele, a maioria dos médicos das unidades básicas de saúde (UBSs) não estão prescrevendo o tratamento preventivo contra a covid-19, o mesmo utilizado na cidade catarinense de Chapecó, visitada por um grupo de vereadores caxienses.
Segundo o parlamentar, os médicos estão sendo ameaçados de perder o diploma caso prescrevam o tratamento precoce a pacientes que testaram positivo para o coronavírus. Fantinel afirmou que os autores das ameaças são "verdadeiros assassinos".
"Se tem alguém ameaçando tirar o diploma de vocês, se vocês prescreverem o tratamento, venham até a essa Casa e digam quem é que nós vamos expor essas pessoas por que essas são as verdadeiras assassinas de quem está hoje morrendo na UTI", frisou Fantinel.
Após pedido de questão de ordem, a vereadora Denise Pessôa (PT), disse que Fantinel estava ferindo o decoro parlamentar por estipular crime da tribuna da Câmara.
O presidente da Câmara, vereador Velocino Uez (PTB), perguntou se o vereador mantinha ou retirava a expressão dos anais da sessão. Fantinel concordou com a retirada da manifestação.
"Eu retiro essa palavra, talvez tenha sido pesada e eu não generalizei", comentou.
Na sequência, o vereador baixou o tom do julgamento e disse que substituía a palavra assassino por "culpados". Já no final de sua manifestação, Fantinel explicou que "os verdadeiros culpados" pelas mortes são os autores das ameaças aos médicos que querem prescrever o kit do tratamento precoce.
"Os verdadeiros culpados são aqueles que estão ameaçando os médicos de tirar o diploma deles caso eles venham a receitar (o tratamento precoce)", frisou o parlamentar.
Leia também:
Publicado aviso de licitação do projeto executivo do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, em Caxias
Vereador do PSD entrega emenda parlamentar para prefeito de Caxias
Codeca, de Caxias, regulariza situação estatutária e passa a ter três diretores
Prefeitura de Caxias abre inscrições de novo concurso público para área da saúde
Vereador do PT, de Caxias, protocola projeto de política pública para pessoas com autismo e deficiência intelectual
Amesne decide por manutenção de medidas restritivas para o combate a covid-19
Tags:
Legislativo Câmara de Vereadores de Caxias do Sul Sandro Fantinel covid-19 coronavírus acusa médicos Caxias do Sul