Mauricio Marcon pede apoio de seguidores para pressionar demais parlamentares. Denise Pessôa diz que manifestação é ataque antidemocrático
andre.tajes@serraempauta.com
18.12.2020 - 20h26min
O vereador eleito Mauricio Marcon (Novo), assumiu publicamente nesta sexta-feira (18), a liderança de um grupo que pretende barrar a presidência do PT para a Câmara Municipal de Caxias do Sul em 2022. Ele quer ainda tirar a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto e Lazer da Casa de um dos parlamentares petistas.
Na Câmara, um acordo histórico prevê que as maiores bancadas eleitas, nesta eleição - PTB, PT, PSB e PSDB – têm o direito de indicar um vereador para presidir a Casa.
Marcon quer afundar o acordo por divergências ideológicas. Em um vídeo, ele pede que seus seguidores das redes sociais pressionem os vereadores do PTB e PSDB para romperem o acordo.
– Eu peço para vocês que entrem em contato com os vereadores do PSDB, PTB e todos os vereadores e os pressionem para que não admitam esse tipo de coisa. Vamos pressionar. Eu vim pra cá não para fazer amizade. Estou construindo uma frente contra o PT e preciso da ajuda de todos – disse Marcon.
Na quarta (16), o Serra em Pauta publicou reportagem mostrando os outros motivos da disputa entre os vereadores para as presidências das comissões legislativas.
Por enquanto, sem os votos necessários para apresentar uma chapa de oposição e vencer a presidência da Câmara, Marcon utiliza o antipetismo na tentativa de derrubar a presidência do PT.
Em vídeo, o presidente da Câmara, vereador Ricardo Daneluz (PDT), disse que não apoia o PT para a presidência da Câmara.
Também em vídeo, a vereadora Denise Pessôa (PT), afirmou que a manifestação de Marcon é um ataque contra a democracia. Segundo ela, a proporcionalidade dos partidos para a composição das mesas diretoras e das comissões das casas legislativas está garantida no artigo 75 da Lei Orgânica e no artigo 58 da Constituição.
– Hoje (sexta), no processo de diplomação ele (Marcon) estava muito amigável, inclusive conversando com os vereadores do PT, um verdadeiro gatinho. Bastou sair do prédio e se transformou num leão para as redes sociais. Desconsiderar isso é desrespeitar o voto popular – disse Denise.
O que diz
Constituição Federal
Art. 58. O Congresso Nacional e suas Casas terão comissões permanentes e temporárias, constituídas na forma e com as atribuições previstas no respectivo regimento ou no ato de que resultar sua criação.
§ 1º Na constituição das Mesas e de cada comissão, é assegurada, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da respectiva Casa.
Lei Orgânica do Município
Art. 75 - A Câmara de Vereadores tem comissões permanentes e temporárias, constituídas na forma e com as atribuições previstas no Regimento Interno.
§ 1º - Na Constituição de cada comissão será assegurada a representação dos partidos, proporcional ao número de representantes no Legislativo.
Tags:
Câmara de Vereadores, Legislativo Mauricio Marcon Denise Pessôa disputa comissões presidência Caxias do Sul