Siga nossas redes sociais
Logotipo - Vereador do Novo, de Caxias, sugere redução gradual do ISSQN | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Vereador do Novo, de Caxias, sugere redução gradual do ISSQN | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Legislativo

Vereador do Novo, de Caxias, sugere redução gradual do ISSQN

Maurício Scalco entregou projeto de lei para o prefeito Adiló Didomenico

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Divulgação
Foto Principal - Notícia

O vereador Maurício Scalco (Novo) apresentou nesta terça-feira (11), ao prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomênico (PSDB) e ao secretário da Receita Municipal, Roneide Dornelles, o anteprojeto de lei que pretende criar a Política Municipal Tributária de Gatilhos do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN). A proposta fez parte do plano de governo do candidato a prefeito do Novo, Marcelo Slaviero. Na segunda (10), Scalco protocolou no Legislativo a indicação ao Executivo para reduzir de forma gradual do ISS. Slaviero acompanhou a formalização na Câmara, mas não participou do encontro com Adiló.

A ideia central da política tributária é estabelecer uma gama de quais serão os serviços afetados, e, gradualmente reduzir a alíquota do imposto até o limite constitucional de 2%, sem prejuízo da arrecadação.

Além da indicação, Scalco sugeriu o gatilho de 0,25% como emenda ao Plano Plurianual (PPA) 2022/2025 apresentado pelo Executivo.

"Dentre as receitas tributárias do Município o ISSQN representa parcela importante de arrecadação do Poder Público e, instituir uma política tributária com fins de criar um ambiente propício aos prestadores de serviços em Caxias do Sul, incentivará o contribuinte e proporcionará o aumento da arrecadação sem o aumento da alíquota do referido imposto", diz o trecho da nota.

"Esperamos que o Poder Executivo avalie e implemente a Política Municipal Tributária de Gatilhos, com as devidas modificações que entender pertinente para melhor ajuste a realidade do Município. Também que leve em consideração o atual cenário que ocorre em Caxias do Sul, onde empresas estão deixando de se instalar no Município e outras estão saindo dele, em virtude de não mais enxergarem um cenário positivo para empreender e desenvolver atividades em nossa cidade", comentou Scalco.

Em uma rede social, Slaviero lembrou que Adiló prometeu avaliar e implantar a proposta durante o segundo turno da campanha eleitoral do ano passado.

"Estamos entregando projeto pronto, com análise dos resultados obtidos por Canoas que implantou sistema semelhante de gatilhos", escreveu o ex-candidato a prefeito.

Leia também:
Vereador de Caxias anuncia emenda parlamentar de R$ 400 mil para tratamento preventivo contra covid-19
Caxias do Sul tem mais de 102 mil vacinados com a primeira dose contra covid-19
Associação Cultural, de Farroupilha, detalha o projeto Moinho da Mèrica
Plano de Mobilidade Urbana de Caxias vai priorizar o transporte coletivo
Câmara de Caxias pretende convidar governo do Estado para apresentar o plano de concessões de rodovias da Serra

Tags:

Legislativo Câmara de Vereadores de Caxias do Sul Maurício Scalco projeto de lei política tributária ISSQN Caxias do Sul