Sandro Fantinel disse que Estela Balardin "usa fralda". Pressionado pelos colegas, parlamentar do Patriota retirou expressão dos registros da sessão
andre.tajes@serraempauta.com
16.03.2021 - 16h47min
Os debates nas sessões da Câmara Municipal de Caxias do Sul têm sido cada dia mais acirrados devido aos enfrentamentos entre vereadores com posicionamentos ideológicos distintos. Na sessão desta terça-feira (16), o vereador Sandro Fantinel (Patriota), 53 anos, criticou as medidas restritivas da bandeira preta para o enfrentamento da pandemia do coronavírus, e lamentou que pequenos comerciantes da cidade não têm dinheiro para comprar comida. Ele também alertou para uma revolta da população com possível invasão de bens públicos e supermercados.
"Não estamos falando de pessoas humildes, de moradores de rua, de pessoas de bairros que passam por dificuldades, que sempre foram carentes. Estamos falando de empresários que pagam imposto. Que pagam o nosso salário", disse.
Em aparte, a vereadora Estela Balardin (PT), 21 anos, criticou a manifestação de Fantinel. Ressaltou que a preocupação dos vereadores deve ser com todos que passam dificuldade.
"Tem que olhar para a população que sempre passou dificuldade. Essa população também paga imposto. O senhor fala com todas as letras que a nossa preocupação tem que ser por que os comerciantes agora estão passando fome. (...) Me incomoda muito um colega vereador expressando que a gente tem que ser mais solidário à fome que passam os comerciantes por que a outra população mais carente já está acostumada".
Incomodado com a fala da vereadora, Fantinel comentou em tom de desrespeito e preconceito de geração:
"Vereadora, primeiro lugar não vou lhe dar resposta por que você ainda está usando fralda perto de mim. Não tem o mínimo de experiência de vida".
Estela interrompeu a manifestação de fantinel e pediu questão de ordem.
"Me senti extremamente ofendida", disse a petista.
Também em pedido de questão de ordem, a vereadora Denise Pessôa (PT), justificou que a manifestalção de Fantinel feriu o decoro parlamentar e solicitou que ele retirasse a expressão usada dos registros da sessão. Pressionado, Fantinel retirou a expressão.
"É uma expressão que a gente usa no interior. Eu quis dizer que ela não tem experiência de uma pessoa com cinqüenta e poucos anos como eu. Em nenhum momento tive a intenção de ofendê-la, simplesmente quis comparar a experiência dela com a minha. Eu retiro", explicou.
O vereador Rafael Bueno (PDT), entrou na discussão e criticou a manifestação de Fantinel contra Estela.
"A idade do senhor não ensinou a ter maturidade e respeito com as pessoas, principalmente, com os mais jovens. O senhor tem perseguição com as mulheres. O senhor constantemente tem ferido o respeito aos vereadores e vereadoras".
Fantinel solicitou questão de ordem e justificou que havia sido ofendido por Bueno. O presidente da Câmara, vereador Velocino Uez (PTB), indeferiu o pedido.
Leia também:
Vídeo: Presidente da Câmara de Canela quer usar avião para pulverizar a cidade com álcool em gel
Prefeitura de Caxias protocola projeto que facilita pagamento de R$ 794,5 milhões
Novo sugere à Prefeitura de Caxias medidas para reduzir a crise econômica
Secretaria reabre agendamento de vacina para profissionais de saúde de Caxias
Tags:
Legislativo Câmara de Vereadores de Caxias do Sul Sandro Fantinel decoro parlamentar Estela Balardin Caxias do Sul