Lucas Caregnato aproveitou a proximidade do Dia da Consciência Negra para explanar sobre as propostas
redacao@serraempauta.com
20.11.2024 - 13h45min
O vereador de Caxias do Sul, Lucas Caregnato (PT), usou o grande expediente da sessão desta terça-feira (19), para detalhar três projetos de lei de combate ao racismo. O petista aproveitou a proximidade do Dia da Consciência Negra, celebrada neste 20 de novembro, para explanar sobre as propostas que protocolou durante esta semana.
O primeiro projeto propõe criar o núcleo de monitoramento das políticas de igualdade de Caxias do Sul. Caregnato lamentou a falta de atenção à população negra quanto às suas necessidades, ainda que seja cerca de 13% dos habitantes de Caxias. No seu entendimento, é preciso avanço nas políticas públicas para que possam dar maior assistência aos afrodescendentes do Município.
A outra proposta pretende instituir a obrigatoriedade de capacitação sobre relações étnico-raciais a servidores públicos municipais. Por fim, o vereador citou o programa municipal de incentivo à produção cultural de artistas negros e indígenas.
"A meu ver, na função legisladora que um parlamentar tem, esses projetos são importantes e vão ao encontro de reconhecermos o racismo presente na nossa sociedade e de, juntos, trabalharmos no sentido de vencermos essa chaga tão presente, infelizmente, na sociedade brasileira", observa.
De acordo com o petista, estudos feitos por entidades científicas demonstram que o racismo ainda segue no país, a partir de variadas situações do cotidiano, como em uma partida de futebol, exemplificou.
Careganto também lamentou as estatísticas relacionadas a pessoas negras, destacando informações sobre a desigualdade racial.
"O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nos traz que, no Brasil atual, 76% das pessoas abaixo da linha da pobreza são negras. Das crianças que morrem fruto da mortalidade infantil, a maioria é negra. Os dados relacionados ao analfabetismo diminuem a cada ano, mas, em contrapartida, entre os analfabetos do Brasil, a maioria é negra", relata.
Leia mais:
Projeto Caminhos Seguros inicia nesta quinta-feira, em Bom Princípio
Operação recolhe cinco veículos abandonados no Planalto, em Caxias
Cetec Fundamental, de Caxias, abre primeira turma de 5º ano em 2025
Conselho da Empresária da CIC de Caxias tem nova diretoria
Corede Serra define os seis projetos da Consulta Popular 2024
Tags:
Política luta antirracista Lucas Caregnato Câmara de Vereadores Caxias do Sul apresenta projetos combate racismo