Siga nossas redes sociais
Logotipo - Vereador busca assinaturas para reduzir número de vereadores de Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Vereador busca assinaturas para reduzir número de vereadores de Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Legislativo

Vereador busca assinaturas para reduzir número de vereadores de Caxias

Ricardo Daneluz propõe diminuir de 23 para 17 parlamentares. O pedetista também quer o fim do passe livre no transporte coletivo

Colunista - André Tajes

andre.tajes@serraempauta.com

Reprodução/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O vereador Ricardo Daneluz (PDT), pretende reapresentar o projeto de emenda à Lei Orgânica que propõe reduzir o número de vereadores da Câmara Municipal de Caxias do Sul de 23 para 17. A intenção foi anunciada na sessão representativa de terça-feira (12).

Para protocolar o projeto, Daneluz precisa de 12 assinaturas, no mínimo. Ele diz que o número de adesões já é maior do que na tentativa anterior e conta com a adesão dos vereadores Alexandre Bortoluz, o Bortola (PP), Juliano Valim (PSD), Maurício Marcon e Maurício Scalco, ambos do Novo, Sandro Fantinel (Patriota) e Rafael Bueno (PDT).

– Já temos sete confirmações. Tem vereadores que estão pensando. Logo na frente vamos ver se vai fechar as 12 assinaturas – disse Daneluz.

Marcon também confirma o apoio de Bueno, e diz que pretende conversar com os vereadores Gladis Frizzo (MDB), Olmir Cadore (PSDB) e Adriano Bressan (PTB).

Questionado pela reportagem sobre o apoio ao projeto de Daneluz, Bueno afirmou que não leu o projeto.

– Como vou dizer que vou assinar uma coisa que não li. Se é para tramitar o projeto, provavelmente, vou assinar – diz Bueno.

Em 2019, Daneluz conseguiu apenas quatro assinaturas: a dele, de Bueno, Paula Ioris (PSDB) e Rodrigo Beltrão (PSB, então no PT).

Passe livre

Daneluz também pretende resgatar outro projeto polêmico. Na próxima segunda-feira (18), o pedetista vai protocolar o projeto de lei que propõe o fim do passe livre no último domingo de cada mês no transporte coletivo de Caxias.

Protocolado em fevereiro de 2019, Daneluz sofreu forte pressão do PDT, mas se negou a retirar o projeto do Legislativo. A matéria tramitou nas comissões legislativas da Câmara até julho daquele ano, quando a Comissão de Constituição e Justiça Legislação (CCJL) solicitou manifestação do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, que não respondeu.

– É o momento adequado para discutir por que teremos uma nova licitação ali na frente. Não queremos prejudicar algum projeto que venha do Executivo. Se vier algum projeto de igual teor retiro o meu para que não atrapalhe o do Executivo e possa ter um andamento mais rápido – disse Daneluz.

O presidente do PDT de Caxias, Maurício Flores, afirmou que é contrário a proposta de extinção do passe livre. Segundo ele, a matéria deveria ser discutida e apresentada como alternativa a transferência do passe livre para um dia da semana.

– Uma das principais justificativas do projeto é por causa das pessoas que fazem baderna. Tem que transferir o passe livre para um dia de semana para quem precisa entregar um currículo, ir ao médico ou fazer um exame. Temos que procurar ampliar o direito das pessoas com responsabilidade. O PDT sempre vai estar ao lado das pessoas – defendeu Flores.

O PDT vai realizar uma reunião do diretório para discutir o assunto no final de janeiro ou início de fevereiro.

Tags:

Legislativo Câmara de Vereadores Ricardo Daneluz redução do número de vereadores fim do passe livre Caxias do Sul