Siga nossas redes sociais
Logotipo - Vereador anda armado nas dependências da Câmara de Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Vereador anda armado nas dependências da Câmara de Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Legislativo

Vereador anda armado nas dependências da Câmara de Caxias

Alexandre Bortoluz, o Bortola, solicitou porte de arma para segurança e defesa pessoal, e disse que não conhecia a proibição do Legislativo

Colunista - André Tajes

andre.tajes@serraempauta.com

Maicon Duarte/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Após a publicação da matéria em que a vereadora Denise Pessôa (PT), solicitou ao presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Velocino Uez (PTB), para que observe o porte de arma de fogo nas dependências da Casa, o vereador Alexandre Bortoluz, o Bortola (PP), ligou para a reportagem e admitiu que anda armado no prédio e também no plenário do Legislativo.

Ele solicitou o porte de arma na Polícia Federal no ano passado, por questão de segurança e defesa pessoal. Em 2020, Bortola foi diretor geral da Secretaria da Segurança Pública e Proteção Social e participava das fiscalizações contra as aglomerações devido a pandemia do coronavírus. Disse ainda que durante o Governo Alceu Barbosa Velho (PDT), ocupou o cargo de coordenador de operações de fiscalização da Secretaria de Urbanismo, e que recebia ameaças por conta do trabalho.

"Não é pela minha segurança dentro da Câmara, Dentro da Câmara é tranqüilo. Mas no deslocamento da minha casa até o trabalho, nos bairros que eu vou. Eu vou em todos os cantos de Caxias do Sul. (...) A gente sabe a atual situação que se encontra a segurança pública no Brasil inteiro", ressaltou.

Bortola disse não há nenhum impedimento no Regimento Interno, mas afirma que desconhecia a proibição do Código de Ética. No entendimento dele, o Estatuto de Desarmamento garante o porte.

"Vou procurar os meus direitos. Não estou ilegal. Estou regular perante uma lei federal (Estatuto do Desarmamento)", disse.

Ele contou que Uez sabia sobre o porte de arma dentro do Legislativo. A partir da cobrança da vereadora disse que vai aguardar uma determinação do presidente da Casa.

"No mês passado, eu sugeri para o presidente colocar a arma dentro de um cofre como é feito no Fórum da Comarca de Caxias do Sul".

O parlamentar preside a Comissão de Segurança Pública e Proteção Social.

Uez não atendeu as ligações da reportagem para comentar a situação.

Leia também:
Bancada do Novo cobra transparência da Assembleia Legislativa
Menino de cinco anos agradece pela vacina da avó no drive-thru da Plácido de Castro, em Caxias
Vigilância Ambiental identificou 43 focos do mosquito Aedes aegypti neste ano, em Caxias
Frente Parlamentar realiza visita na sede abandonada dos Bombeiros da Zona Norte

 

Tags:

Legislativo Câmara de Vereadores de Caxias do Sul porte de arma proibido Código de Ética Parlamentar Caxias do Sul