Pedido de autorização será encaminhado aos ministérios da Educação e Saúde
redacao@serraempauta.com
14.10.2022 - 17h30min
A Universidade do Vale do Taquari (Univates), de Lajeado, e o Hospital Tacchini oficializaram neste semana, uma parceria para viabilizar a implantação do curso de medicina em Bento Gonçalves, além de outros cursos na área da saúde. As duas instituições estão trabalhando juntas para viabilizar muito em breve o projeto de extrema relevância para toda a comunidade regional.
Na semana passada, representantes da Univates e do Tacchini estiveram reunidos com o prefeito de Bento, Diogo Segabinazzi Siqueira (PSDB), para apresentar o projeto.
Os estudos realizados embasam o pedido que está sendo encaminhado para as autoridades educacionais e da área da saúde, respectivamente o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde. Há exigências e critérios de qualidade e de disponibilização de estruturas e de recursos humanos qualificados que precisam ser contemplados no projeto. As duas instituições, em parceria, acreditam que têm condições de atender a essas exigências.
Enquanto as avaliações desse processo são feitas, a Univates está avançando na instalação de um campus em Bento, onde futuramente serão desenvolvidas atividades de ensino. O prédio está localizado na Rua Portugal, 10, no acesso ao Bairro São Vendelino, próximo à RS-470. Além desse espaço, a Univates e o Tacchini estão projetando áreas no próprio hospital e nas imediações para atender às demandas da área da saúde. As obras já estão em andamento.
Hospital Tacchini
Com 98 anos de história, o Tacchini é referência em atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS) para 24 municípios. Dos mais de 552 mil atendimentos realizados durante o ano passado, mais de 60% deles beneficiaram pacientes do SUS. Nesse contexto, os dados corroboram que o hospital mantém o caráter comunitário, que identifica a instituição desde a sua criação.
A instituição de saúde conta com mais de 2,2 mil profissionais em seu quadro de colaboradores. Dentre eles, há cerca de 250 médicos de mais de 50 diferentes especialidades. Apenas no último ano, o Pronto-Socorro do Tacchini realizou mais de 29,8 mil atendimentos, com 4.383 destes classificados como de emergência ou muito urgentes.
Em 2022, o Tacchini iniciou seu programa de residência médica, contemplando seis profissionais. Dois médicos iniciaram suas especializações na área de pediatria e quatro na área de clínica médica. O programa contou com a parceria do Hospital Sírio-Libanês, que ofereceu suporte na formação, criação da grade curricular e metodologia de ensino.
Leia também
CARTA ABERTA DE DESPEDIDA: A Feira, e os dias que restam
Último fim de semana da Feira do Livro de Caxias do Sul
Marcos Piangers apresenta a palestra "Papai é Pop" em Caxias do Sul
Prefeitura de Caxias recebe demandas de grupo de cadeirantes
Casa da Cultura de Caxias celebra 40 anos com série de festividades
Tags:
Parceria Univates Hospital Tacchini buscam viabilizar curso medicina Bento Gonçalves