Siga nossas redes sociais
Logotipo - Ueba celebra 20 anos de história e 10 anos no Moinho da Cascata, em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Ueba celebra 20 anos de história e 10 anos no Moinho da Cascata, em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Programação especial

Ueba celebra 20 anos de história e 10 anos no Moinho da Cascata, em Caxias

Evento ocorre neste domingo, com apresentação do espetáculo

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Gio Boff/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O Grupo Ueba Produtos Notáveis comemora neste domingo (20), das 14h às 19h, dois grandes e importantes marcos: 20 anos de trajetória artística e 10 anos de atividades no prédio histórico Centro Cultural Moinho da Cascata, em Caxias do Sul.

>>>> Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Para marcar as datas tão especiais, a trupe preparou uma programação repleta de arte, cultura e celebração, com a apresentação do espetáculo "O Cavaleiro e o Dragão do Tempo", às 16h30min, e a participação especial do DJ Jhonny Herrera durante toda a tarde. O evento é inteiramente gratuito e aberto à comunidade.

Além das atrações artísticas e musicais, que se estenderão das 14h às 19h, o café que fica Moinho da Cascata estará aberto e aproveitará a ocasião para lançar o cardápio de delícias de verão.

A celebração do aniversário será uma oportunidade única para relembrar o passado, celebrar o presente e olhar para o futuro do grupo, através da apresentação da sua nova peça, o espetáculo "O Cavaleiro e o Dragão do Tempo", que faz uma autorreferência à trajetória de 20 anos da trupe.

No palco, cenas, vestimentas e objetos de montagens anteriores são ressignificados, estabelecendo uma forte conexão entre a história do Ueba e o público. A montagem encanta todas as idades ao apresentar uma trupe de circo-teatro que tem a missão de contar a história de um cavaleiro que busca derrotar Chronos, o Dragão do Tempo.

Ao longo da jornada, o cavaleiro enfrenta julgamentos e usa uma armadura para se proteger, mas logo percebe que essa não é a melhor solução. Com humor, a peça mistura filosofia, palhaçaria e cultura pop, utilizando formas animadas para dar vida aos personagens dessa saga épica. A trupe, para não ser devorada pelo implacável Dragão do Tempo, precisa contar essa história e manter-se viva.

O Grupo Ueba

O Grupo Ueba nasceu em 2004, impulsionado pela inquietação artística de seus fundadores, Aline Zilli e Jonas Piccoli, que vislumbraram a necessidade de levar o teatro para além dos palcos convencionais.

Ao longo dos anos, a experimentação e a diversidade de linguagens cênicas se tornaram marcas do grupo, que utiliza a comicidade para provocar reflexão em públicos variados.

Essa trajetória levou o Ueba a alcançar destaque em todas as regiões do Brasil. Já são 14 estados e mais de 350 cidades do país, muitas delas por várias vezes. O grupo também tem apresentações na Itália, Chile, Venezuela e Uruguai.

O grupo também mantém um repertório extenso, com cerca de 15 peças autorais. Entre seus espetáculos de destaque estão "As Aventuras do Fusca a Vela", "Zão e Zoraida" e "Radicci e Genoveva", que consolidaram a trajetória nacional e internacional.

Além do destaque reconhecido e premiado no teatro, o Ueba tem incursão na literatura e no cinema. Na produção literária, entre os diversos livros estão "Heróis do Quintal", "Fábulas do Sul" e "O Aviador de Sonhos". Outros destaques estão na gestão cultural e, mais recentemente, no cinema, com a criação de conteúdos audiovisuais e virtuais que ampliaram a conexão com o público, entre eles o canal Sótão da Flor no YouTube, os documentários do grupo e "Fábulas do Sul, o Filme".

Com a expansão do seu trabalho, o Grupo Ueba enfrentou um novo desafio: dar vida ao Centro Cultural Moinho da Cascata. O prédio histórico que integra o patrimônio cultural de Caxias do Sul se tornou sede do grupo há 10 anos e, com isso, também abriu suas portas para a comunidade, oferecendo teatro, exposições, biblioteca e outras atividades culturais, consolidando-se como um espaço vibrante de encontro e criação.

E no ano de 2024 também abriu seu café, o Café do Moinho, com delícias gastronômicas e um ambiente aconchegante. O Moinho da Cascata está aberto ao público aos finais de semana, das 14h às 19h, com atrativos como cafeteria, biblioteca infantil e infantojuvenil, área de jogos de tabuleiro, sala de exposição, espaço garden com área pet friendly, acessibilidade e inclusividade, além, é claro, do tradicional espaço destinado às artes cênicas.

O Centro Cultural Moinho da Cascata fica na Rua Luiz Covolan, 2820, acesso pela Rua Henrique Riboldi, no Bairro Santa Catarina.

Leia mais:
Tramontina realiza outlet nos dois próximos finais de semana em Carlos Barbosa
Consevitis-RS recebe inscrições para projetos de valorização da vitivinicultura
Dell Anno retorna a Bento Gonçalves com nova unidade
Inicia o desassoreamento do Arroio Monjolo em Vila Oliva, no interior de Caxias
Festival de blues e jazz reúne cerca de mil pessoas em Flores da Cunha

Tags:

Cultura programação especial Ueba celebra 20 anos história 10 anos Moinho da Cascata Caxias do Sul