Instituição de ensino está realizando levantamentos de locais apropriados
redacao@serraempauta.com
14.07.2022 - 19h08min
A Universidade de Caxias do Sul (UCS) apresentou na tarde desta quinta-feira (14), o planejamento inicial para a criação de um centro interdisciplinar para autistas, com foco na promoção e qualidade de vida das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e seus familiares. A reunião contou com integrantes da Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas da Câmara de Caxias e da Secretaria da Saúde. A presidente do grupo parlamentar, vereadora Tatiane Frizzo (PSDB) e o vereador, Olmir Cadore (PSDB), foram recepcionados pelo vice-reitor da UCS, Asdrubal Falavigna.
Leia mais:
Caxias anuncia abertura de centro de atendimento para crianças autistas
Em um primeiro momento, a instituição de ensino está realizando levantamentos de locais apropriados. A proposta não tem ainda prazo de implantação. Uma etapa seguinte será a busca de recursos. Também não há informações sobre a capacidade do futuro serviço, público-alvo e fluxos de atendimento. A universidade também irá elaborar o projeto de execução, com apoio da Secretaria da Saúde e da Frente Parlamentar em Defesa dos Autistas.
Conforme o vice-reitor, o projeto deve envolver 15 cursos da instituição de ensino, com possibilidade de trabalho com 20 tipos de atendimentos para pessoas com TEA. Ele também salientou que a oferta do serviço possibilitará o desenvolvimento de pesquisa científica sobre autismo.
"Esse trabalho é um empenho da nova reitoria. É muito importante a UCS abraçar essa causa, em prol da comunidade. Estamos planejando um espaço integrado para os autistas e para outras pessoas que necessitem desses serviços", explicou Falavigna.
Para a presidente da Frente Parlamentar, o centro para autistas da UCS será um legado para a sociedade caxiense. Ela também enfatizou que o grupo parlamentar irá mobilizar a comunidade para o êxito do projeto.
"A universidade tem excelência em pesquisa e ensino. Por conviver mais com estas famílias, temos a compreensão da realidade deles. A gente vê o quanto eles necessitam de apoio. Precisamos ter um olhar humanitário. Estaremos ao lado da UCS nesse grande projeto, para deixar um legado para a sociedade", destacou Tatiane Frizzo.
A secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi, ressaltou a importância do projeto e colocou à disposição o corpo técnico da pasta.
O encontro também contou com a presença da diretora da Área do Conhecimento de Ciências da Vida, Carin Weirich Gallon, e do chefe de Gabinete da Reitoria, Marcelo Faoro de Abreu.
Leia também:
Aeroporto de Caxias do Sul registra aumento de 31% no fluxo de passageiros
Codeca assume serviços de merenda e limpeza das escolas municipais de Caxias do Sul
Coro Juvenil do Moinho/UCS se apresenta domingo no Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul
Fiscalização aplica mais de 1 mil multas no semestre em Caxias do Sul
Mais de 24 mil pessoas faltaram a consultas na rede pública no primeiro semestre de 2022
Tags:
UCS planeja implantação centro especializado autistas Caxias do Sul