Siga nossas redes sociais
Logotipo - UCS inicia implantação do Centro de Autismo em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - UCS inicia implantação do Centro de Autismo em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Saúde Mental

UCS inicia implantação do Centro de Autismo em Caxias do Sul

Atendimento será realizado pelo SUS, privado, e com a projeção de convênios com planos de saúde e parcerias com prefeituras da região

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Bruno Zulian/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Universidade de Caxias do Sul iniciou a implantação do Centro Interprofissional para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CiaTea-UCS). Já a operação está condicionada a disponibilidade dos recursos para efetivação das obras e manutenção dos serviços, além da formalização de parcerias. Na semana passada, o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, e representantes do UniTEA - Movimento Unidos pelo Autismo, da Prefeitura de Caxias, da Secretaria da Saúde e da Câmara de Vereadores estiveram reunidos.

Leia mais:
Frente Parlamentar visita futuras instalações do Centro de Autismo da UCS em Caxias do Sul

O Centro irá contribuir para a ampliação do acesso e para a qualificação da rede de atenção à saúde das pessoas com autismo e suas famílias de Caxias do Sul e da região.

Já aprovado pelo Conselho da FUCS, será gerido pela UCS e terá atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS) e também privados, com a projeção de convênios com operadoras de saúde e parcerias com prefeituras da região. O Centro será instalado na antiga sede da Incubadora Tecnológica, no Travessão Solferino. O espaço passará por obras de adequação às atividades. Os recursos humanos também serão geridos e qualificados pela Universidade.

Inserida no contexto do objetivo mundial de intervenção precoce da pessoa e da família, a ação destaca a multi e interprofissionalidade, propondo integrar ensino e pesquisa. Trabalha-se para o envolvimento de 21 cursos de graduação da UCS nas atividades (entre eles Medicina, Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Assistência Social, Educação Física, Fisioterapia, Pedagogia e Medicina Veterinária).

As etapas para o desenvolvimento do projeto já compreenderam, ao longo de 2022, acolhimento ao UniTEA, com atendimento a familiares e integração com a academia e inserção de acadêmicos. A partir de 2023, os grupos de trabalho atuarão com foco na elaboração de um plano de investimento para parceiros, com foco em captação de recursos a serem dedicados à infraestrutura; e de plano de negócio com os parceiros, voltado para a manutenção e o custeio das operações, a partir de um modelo sustentável de governança.

O reitor da UCS afirmou que mais do que uma intenção: a partir de hoje passa a ser um grande projeto.

"Nossa matriz é de uma universidade comunitária. Além de um novo e importante laboratório de ensino, teremos a prestação de serviços em conexão com o setor público e privado", afirmou.

O vice-reitor, professor Asdrubal Falavigna, lembrou que o público do serviço são pessoas que querem ter uma vida de alta qualidade e de desempenho, a partir de um trabalho responsável e permanente.

A vice-prefeita de Caxias, Paula Ioris (PSDB), pontuou que desde que foi tendo mais contato com a questão do autismo, através do UniTEA, evidenciou-se que o serviço deveria ocorrer em uma universidade.

"Tínhamos clareza, como plano de governo, da nossa carência no atendimento da população e o crescimento disso. O Centro nasce em uma universidade, o que faz toda a diferença, porque é um local de estudo, de pesquisa, de ensino, onde tem todas as áreas de formação, é o que a gente precisa”, afirmou.

A co-fundadora e presidente do UniTEA, Raquel Ely, definiu a iniciativa como um grande projeto.

"O serviço é imprescindível hoje para a cidade de Caxias do Sul. Não há mais como a gente postergar esse trabalho conjunto no qual várias instituições, tanto da iniciativa pública como privada, reúnem-se para somar. Para cada uma doar suas competências em prol do atendimento à comunidade autista, que se faz mais do que necessário", pontuou.

Leia também:
Bento confirma os dois primeiros casos da varíola dos macacos
Projeto da Fundação Marcopolo atenderá cinco escolas em 2023
Câmara de Vereadores de Flores elege nova Mesa Diretora
Caxias proíbe por lei entrega de obras públicas incompletas
Deputados da Serra são diplomados em cerimônia em Porto Alegre

Tags:

Saúde Mental UCS inicia implantação Centro de Autism Caxias do Sul