Laudo indicou risco geológico no terreno. Comunidade segue sendo atendida em UBSs da região
redacao@serraempauta.com
11.06.2024 - 07h50min
Para garantir a segurança de pacientes e de servidores, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Centenário não reabrirá. Um laudo emitido pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos indicou risco geológico no terreno. O prédio apresenta problemas estruturais, que se agravaram com as fortes chuvas do mês de maio. Nesta segunda-feira (10), a Secretaria da Saúde realizou uma reunião com representantes da comunidade para discutir soluções.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
A UBS Centenário funcionava em um prédio em terreno íngreme que, originalmente, abrigava o centro comunitário do bairro, mas foi adaptado para servir como UBS provisoriamente durante as reformas da UBS Fátima Baixo, em 2009. Com o término daquela obra, a UBS Centenário manteve os atendimentos, mesmo com estrutura e tamanho aquém do ideal, por não ter sido originalmente projetada para funcionar como serviço de saúde.
Na reunião desta segunda também foi comentado sobre a falta de espaço físico para que a UBS pudesse realizar os atendimentos de forma adequada. Como o prédio não foi projetado como UBS, mas adaptado, não havia salas suficientes para todos os atendimentos. E mesmo com melhorias pontuais realizadas pela Prefeitura, a edificação não tem mais condições de manter os serviços com segurança.
Desde que a UBS precisou ser fechada, no início de maio, a Secretaria da Saúde tem ofertado atendimento médico com suporte do ônibus da Cruz Vermelha, serviço interrompido nesta semana em função da manutenção do veículo. A previsão é de que o ônibus volte a ser utilizado na próxima semana.
Além disso, a população da UBS Centenário pode buscar atendimento nas UBSs da Zona Norte (Fátima Baixo, Santa Fé, Belo Horizonte e Vila Ipê). Posteriormente, também poderá buscar atendimento na UBS Parque Oásis, com previsão de reinauguração nas próximas semanas, e mais adiante na UBS Caminhos do Meio, que ficará no Loteamento Vitório Trez, o que já era uma demanda solicitada pela comunidade e está em fase de final de atualização de orçamentos para posteriormente ser lançada a licitação.
Pacientes que utilizam medicamentos controlados e precisam apenas da renovação da receita têm como opção encaminhar WhatsApp para (54) 99916-0580 e solicitar renovação.
Na reunião também ficou acertado que, se a comunidade tiver outras sugestões, irá apresentá-las à Secretaria da Saúde. Uma das sugestões já apresentadas é a possibilidade de ajustes em linhas de ônibus para facilitar o deslocamento dos moradores do Centenário a outras UBSs, demanda que será levada à Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade.
"Não vamos permitir que nossos servidores e também que os pacientes sejam colocados em risco, e a reunião de hoje (segunda-feira) foi para explicar sobre isso, mostrar nossa proposta e buscar soluções. Estamos à disposição para construir juntos", salientou a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi.
Leia mais:
Prefeitura de Caxias do Sul inaugura ampliação da Escola Armindo Mário Turra
Veja a previsão do tempo para Caxias do Sul nesta terça-feira
Prefeitura de Caxias do Sul lança processo seletivo para ocupação de FGs
Santuário de Santo Antônio, em Bento Gonçalves, se prepara para receber fiéis
Mario Guilherme Sebben palestra na CIC de Caxias do Sul
Tags:
Saúde UBS Centenário Caxias do Sul permanecerá fechada problemas estruturais laudo risco geológico terreno Caxias do Sul