Siga nossas redes sociais
Logotipo - UAB pede apoio da Câmara de Caxias pela adoção do plano original de ocupação da Maesa | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - UAB pede apoio da Câmara de Caxias pela adoção do plano original de ocupação da Maesa | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Discussão

UAB pede apoio da Câmara de Caxias pela adoção do plano original de ocupação da Maesa

Entidades comunitárias entregaram ao prefeito Adiló Didomenico proposta de fundação pública para a gestão do complexo

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Fotos: Adam Rech/Natália Silvestre Soares/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O presidente da Câmara de Caxias, vereador Zé Dambrós (PSDB), recebeu, na tarde desta quarta-feira (26), um pedido da União das Associações de Bairros (UAB), pela adoção do plano original de ocupação da antiga Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa/Fábrica 2). Dambrós afirmou que analisará como encaminhar a solicitação. O encontro aconteceu na sala de reuniões da presidência da Casa.

Participaram da reunião, o ex-vice-prefeito e assessor jurídico da União das Associações de Bairros (UAB), Elói Frizzo (PSB), o vereador Lucas Caregnato (PT), o presidente da Associação dos Amigos da Maesa (AMaesa), Paulo Sausen, e Roberto Nascimento, assessor do deputado estadual Pepe Vargas (PT).

Frizzo comentou que o cronograma havia sido elaborado em dezembro de 2014, depois de o Governo do Estado transferir a Maesa/Fábrica 2 para o Município, com fins de uso público e cultural.

No atual momento, está em debate uma proposta da Prefeitura, de parceria público-privada, no modelo de concessão patrocinada. A área possui mais de cinco hectares, no quarteirão das ruas Plácido de Castro, Dom José Barea, Treze de Maio e Pedro Tomasi, no Bairro Exposição.

O grupo contrário a proposta do governo do prefeito Adiló Didomenico (PSDB) ainda reivindica à União, do tombamento do complexo, no âmbito federal.

No Executivo

Também na tarde desta quarta, o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) recebeu a proposta de fundação pública de direito privado para a gestão do complexo da Maesa, defendida por representantes da UAB, da AMaesa e lideranças comunitárias. O Executivo ficou de analisar o conteúdo do documento e dará retorno em 15 dias.

Participaram da reunião, o novo secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Matheus Neres da Rocha, o presidente da Comissão de Legislação Participativa e Comunitária da Câmara, vereador Lucas Caregnato (PT), as vereadoras do PT, Estela Balardin e Rose Frigeri, além de Frizzo e Sausen.

Leia mais:
Prefeitura de Caxias entrega mais 31 veículos entre máquinas pesadas e automóveis
Prefeito de Caxias tem reunião de aproximação com empresas aéreas que operam no Hugo Cantergiani
Vacina bivalente contra covid-19 é ampliada para todos acima de 18 anos em Caxias
Cetec Fundamental amplia estrutura para atividades de dança, música e teatro
Em Caxias, audiência pública sobre a ocupação de Maesa tem empurra-empurra

Tags:

Discussão UAB AMaesa Câmara de Caxias adoção plano original ocupação Maesa Adiló Didomenico proposta fundação pública gestão Caxias do Sul