Siga nossas redes sociais
Logotipo - Turismo de Caxias (apenas) em dias úteis | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Turismo de Caxias (apenas) em dias úteis | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Opinião

Turismo de Caxias (apenas) em dias úteis

Antônio Braga: 'Diz...'

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Divulgação
Foto Principal - Notícia

Que surpresa! Talvez a surpresa corra por conta da falta de informação do interessado. Ora, mas com informação ou sem informação encontrar um museu fechado em pleno domingo é chato! No Museu Casa de Pedra, de Caxias do Sul, há um aviso espanta turista: funcionamento "de terça-feira a sábado". Domingo, não! Pelo visto, assim, o turista, aos domingos, deve procurar estes encantos, ou desencantos, em outras cidades.

Às amigas e aos amigos de fora de Caxias, o Casa de Pedra é um museu de ambiência que conserva informações sobre hábitos e costumes dos primórdios da imigração itálica. Trata-se, efetivamente, de uma casa em taipa de pedra, ocupando uma área em forma de "ilhota" prensada pelas ruas Profº Marcos Martini e Matteo Gianella. Ao redor, além de um pequeno parreiral e de uma taquareira, há uma homenagem aos imigrantes tiroleses. Internamente, a casa dispõe de móveis e utensílios daqueles tempos, além do "fogolaro", espécie de lareira usada, também, para preparar alimentos.

Quanto ao mais, nos arredores não há mais vestígios de idos tempos. Havia uma cascata que oxigenava a água do então límpido Arroio Tega, que foi mandada aos ares por dinamites para dar lugar a uma via Perimetral. Havia também, mais modernamente, uma imponente araucária que foi mandada ao chão para a mesma obra. Uma pontezinha em arco, armada para fluxo entre a cidade e a região norte do município, como o então distrito de Nova Trento (Flores da Cunha), foi soterrada por grossa camada asfáltica.

Enfim, a história de que a história é importante, que o turismo é importante, fica arranhada quando o turista encontra a Casa de Pedra fechada aos domingos. Quem quiser visitá-la deve fazer isso do meio da manhã à meia tarde. De terça a sábado. Domingos, não! Aliás, esse tipo de turismo em Caxias do Sul anda capenga no trato ao turista. Na praça central, a Dante Alighieri, há um quiosque, com jeito de gaiola, que teria essa finalidade, mas o seu estado chama atenção pelas titicas de pombas na cobertura.

O tema, todavia, não tem muita fluência, passando ao largo dos organismos de interesse da cidade, tendo como número 1 a Câmara Municipal. Em tempo eleitoral a área até tem esmaecido destaque. Neste momento, todavia, o interesse eleitoral é estadual e federal. Municipal, só daqui dois anos. Quem sabe, lá!

Leia também:
Saiba quem são os 55 deputados estaduais eleitos no RS
Confira quem são os 31 deputados federais eleitos no Rio Grande do Sul
Guilherme Pasin é eleito para Assembleia com 57.922 votos
Professor Claudio estreia na política como deputado estadual
Neri, o Carteiro é reeleito deputado estadual

Tags:

Opinião Antônio Braga turismo Casa de Pedra Caxias do Sul