Presidente da Câmara, Márcia Pedersetti, assumiu o cargo temporariamente durante afastamento de Alex Carniel e Sérgio Chesini
redacao@serraempauta.com
27.11.2021 - 15h44min
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) determinou o afastamento imediato do cargo do prefeito de Garibaldi, Alex Carniel e do vice-prefeito Sérgio Chesini, ambos do PP. O acórdão com a decisão foi publicado nesta sexta-feira (26). A presidente da Câmara de Vereadores, Márcia Pedersetti (PP), assumiu como prefeita em exercício ainda nesta sexta.
Leia mais:
Defesa diz que não houve mácula na eleição do prefeito de Garibaldi
TRE cassa mandato de prefeito e vice de Garibaldi
Antes de deixar à Prefeitura, Carniel gravou e publicou um vídeo em suas redes sociais listando as ações realizadas durante seu mandato de 11 meses. Ele disse que sua defesa vai entrar com recursos para reverter a decisão.
"A sentença do nosso juiz de Garibaldi, Gerson Martins da Silva, que viveu a eleição local, isentou nossa chapa de qualquer fraude. No TRE, houve outro entendimento. Uma decisão disputada nos levou para a cassação do mandato. Sempre respeitarei a Justiça, mas ela também garante o amplo direito à defesa, e é isso que eu e o Sérgio vamos buscar em todos os tribunais necessários. Porque, afinal, acreditamos na Justiça e na democracia", comentou.
Carniel ainda criticou os adversários políticos:
"Aqueles que não ganharam no voto, agora querem ganhar no tapetão. Não sabem perder e não respeitam as regras do jogo democrático. Fazem tudo pelo poder. Nesse vale-tudo, eu não entro".
Ele também pediu apoio à presidente da Câmara, Márcia Pedersetti.
"Tenho convicção de que ela dará continuidade ao nosso ritmo intenso de trabalho e contará com a qualidade de toda nossa equipe para as tantas entregas em andamento do nosso governo".
Na terça (23), o TRE decidiu pela cassação de Carniel e Chesini. Segundo a acusação, Carniel teria participado da compra de rastreadores e de um automóvel, além de ter contratado detetives particulares para o monitoramento eletrônico dos adversários políticos.
Se confirmada a decisão em última instância, o TRE deverá realizar novas eleições e Carniel estará inelegível por 8 anos.
Leia também:
Sindiserv concorda com repasse da inflação em janeiro de 2022
Projeto quer estender honorários de sucumbência para procurador-geral e procurador adjunto
Festival Vindimas da Canção Popular, de Flores da Cunha, ganha documentário
Anunciadas medidas para ampliar vacinação em Caxias do Sul
Marijane Paese será a primeira mulher a presidir o CIC de Bento Gonçalves
Tags:
Executivo Prefeitura de Garibaldi TRE cassa mandato Alex Carniel Sérgio Chesini determina afastamento imediato Márcia Pedersetti assume Garibaldi