Siga nossas redes sociais
Logotipo - Transporte público de Caxias terá identificação de assentos preferenciais para autistas | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Transporte público de Caxias terá identificação de assentos preferenciais para autistas | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Executivo

Transporte público de Caxias terá identificação de assentos preferenciais para autistas

Prefeito Adiló Didomenico sancionou o projeto de lei sentado na catraca de um ônibus da Visate

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Daniel Corrêa/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB) sancionou, nesta segunda-feira (27), o projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores, que torna obrigatória a identificação de reserva de assentos nos ônibus do transporte coletivo para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, serão colocados adesivos com o símbolo da TEA nos assentos preferenciais dos veículos.

O projeto foi proposto pelo vereador Rafael Bueno (PDT) a partir de sugestões encaminhadas pela advogada Andrea Argenta Stefenon e da assistente social Nicole Caprini, mães de crianças com TEA. Todos os 240 ônibus da Visate serão adesivados e a primeira leva de impressão é de 500 adesivos.

O primeiro adesivo foi colocado logo após a sanção em um ônibus da Visate, que estava estacionado no Largo da Prefeitura. O ato teve acompanhamento de mães e responsáveis por pessoas com autismo e dos representantes da empresa concessionária do transporte público.

Também participaram os secretários do Trânsito, Transportes e Mobibilidade, Alfonso Willenbring Júnior; da Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva, e de Governo, Grégora Fortuna dos Passos (PTB), além do vereador Velocino Uez (PTB).

Pais, mães ou responsáveis devem seguir o mesmo procedimento de pessoas com deficiência para tentar conseguir a gratuidade no transporte coletivo. Para isso, devem procurar uma Unidade Básica de Saúde ou uma entidade que auxilie PCDs (pessoas com deficiência) para que um médico ateste a condição. No mesmo local, será feito um cadastro para a pessoa com TEA. Após o cadastro, os familiares devem procurar a Secretaria de Trânsito. Se aprovado, o pedido é repassado à Visate.

Leia também:
Prefeitura realiza operação tapa-buracos emergencial em 10 regiões de Caxias
Vereadora de Caxias reassume mandato no dia 7 de julho
Vereador de Caxias Wagner Petrini lança pré-candidatura a deputado federal
Marcelo Slaviero lança oficialmente pré-candidatura à Assembleia
Aulas na Escola João De Zorzi voltam para o prédio de origem a partir de agosto

Tags:

Prefeitura de Caxias ônibus transporte público adesivo identificação assento preferencial autistas Caxias do Sul