Prefeito Adiló Didomenico disse que administração tem trabalhado para resolver demandas dos moradores de rua e comércio ambulante
redacao@serraempauta.com
16.11.2023 - 18h26min
A 17ª edição do Fala, Caxias! + Cidade +Participação contemplou, na tarde de quarta-feira (15), a região mais central da cidade, com os bairros Centro, Exposição, Cristo Redentor e Panazzolo, em Caxias do Sul
Na abertura, o prefeito Adiló Didomenico (PSDB), pontuou temas que o Executivo tem trabalhado que são demandas da cidade como um todo, mas se concentram na área central: os moradores de rua e os ambulantes.
"Quanto aos moradores de rua, nos ajudem a mantê-los nos albergues. Lá eles não podem usar drogas, álcool, precisam manter higiene. A vida na rua não é digna, mas enquanto eles receberem comida, cobertor, café da manhã na rua, não vão sair dali. Sobre os ambulantes, é um compromisso, uma dívida com a cidade. Não é um assunto fácil, mas está sendo encaminhado. Eles vão para um local com pequeno aluguel, mas vão sair da rua", atestou.
O prefeito também destacou positivamente o monitoramento eletrônico, que tem quase metade das câmeras instaladas e já faz a diferença na segurança da cidade, agregando ao trabalho de todas as forças de segurança.
As manifestações dos representantes da comunidade foram concentradas especialmente nas pautas de trânsito, segurança e andamento de obras.
O morador do Panazzolo Luis Adami pediu atenção às árvores da Rua Alfredo Flores, que oferecem risco de queda.
Já Volmar Valmórbida, do Cristo Redentor, parabenizou a administração pelo trabalho que vem sendo feito. Porém, reivindicou que os trechos em que a obra é finalizada sejam fechados com maior agilidade.
O vereador líder de governo, Lucas Diel, que também é presidente da Amob do Exposição, salientou que a maior dificuldade na área é a segurança e pediu rondas mais frequentes. Ele também trouxe algumas demandas de moradores, entre elas o pedido de um semáforo na esquina das ruas Andrade Neves e Plácido de Castro. Adiló afirmou que será feito um estudo para avaliar a possibilidade.
A redução de linhas de ônibus na região e alteração de itinerário também foram questionadas, assim como a abertura da Rua Mássimo Facchin e a possibilidade de semáforo no cruzamento das ruas Luiz Antunes e Daltro Filho.
A vice-presidente da Amob Panazzolo, Rosmari Santos, chamou a atenção para a existência de três escolas num pequeno trecho da Luiz Antunes.
"Ali, está muito difícil, muito fluxo de veículos. Um semáforo ali é de grande importância", ressaltou.
Ela também destacou que o Panazzolo é um bairro de idosos, e as raízes de árvores estão tomando conta das calçadas e oferecendo risco aos pedestres.
O vereador Rafael Bueno agradeceu a poda das árvores da UBS do Cristo Redentor, porém alertou que a área verde atrás da unidade está virando um problema com acúmulo de lixo. Ele também falou sobre a Escola infantil Antonieta Pistorello, que está com o parquinho interditado devido a uma obra que provocou a queda de um muro.
"Também peço que dentro do plano de mobilidade se dê atenção para a Rua Angelina Michelon, que em horários de pico não comporta tanto movimento".
Adiló informou que assim que a obra do acesso do Bairro Serrano for concluída a equipe irá iniciar a construção da nova rótula na Bortolo Zani, em frente ao Petit Boy, para desafogar o trânsito da região.
O presidente da União dos Ciclistas Caxienses também se manifestou questionando o motivo de neste governo não ter sido construído nenhum trecho de ciclovia. O prefeito concordou que a demanda precisa ser atendida, mas ponderou que o Plano de Mobilidade do Município está na Câmara de Vereadores para ser votado.
Leia mais:
GM e Trânsito realizam operação contra "rolês" de motos em Caxias
Moradores de Vila Oliva, em Caxias, tratam sobre instalação do novo aeroporto
Feira promove a contratação de jovens para primeiro emprego em Caxias
Juliano Tofolo é o novo presidente da Fenakiwi, em Farroupilha
Câmara de Caxias aprova nomes para Medalha Zumbi dos Palmares
Tags:
Fala, Caxias! trânsito obras segurança pautam reunião região Centro moradores de rua comércio ambulante Caxias do Sul