Jornalista Charles Tonet realizou a pesquisa de referência. O lançamento dos vestidos deve ocorrer em dezembro
redacao@serraempauta.com.br
28.10.2021 - 18h52min
Os trajes oficiais das soberanas da Festa da Uva vão homenagear os 90 anos do evento. O jornalista e pesquisador Charles Tonet teve a incumbência de fazer a pesquisa para a idealização dos trajes que lembram as feiras agroindustriais de 1881, mesclando com componentes que projetam o futuro.
Leia mais:
Shows nacionais da Festa da Uva 2022 serão anunciados nos próximos dias
Divulgado calendário dos desfiles cênicos musicais da Festa da Uva 2022
A pesquisa contempla desde as primeiras feiras até a segunda edição da Festa da Uva, em 1932. São três os elementos construtivos da pesquisa de referência para a releitura dos trajes: as feiras agroindustriais e acontecimentos que formaram a identidade econômica pré-Festa da Uva; as forças atuantes na comunidade em 1931; e o modelo atual da festa (rainha, festa, desfile) consolidada em 1932.
"Em 1931, o evento se assemelhou basicamente a uma exposição de uvas, então partimos de 1932, chegando à celebração dos 90 anos da festa, mas sem esquecer detalhes importantes do que veio antes deste ano", explica o jornalista.
Fundindo esses pontos, chegou-se à proposta para os três trajes. O da rainha Pricila Zanol homenageia a vestimenta oficial da rainha Adélia Eberle e a sede da realização da Festa de 1931, o Recreio da Juventude. O vestido da princesa Bianca Fabro Ott remete à formação do modelo 'festa', contido nos elementos da Festa da Uva de 1932 como sede e desfile, e o da princesa Bruna Mallmann presta júbilo aos predecessores da Festa da Uva, isto é, os locais onde foram realizadas as feiras agroindustriais.
"Todos os trajes devem conter elementos de futuro e criação livre, pois os 90 anos fazem alusão às conquistas do passado, mas também é uma base livre para criar o futuro", argumenta Tonet.
O desenho e a confecção dos vestidos estão a cargo da estilista Vivian Boff Zaparolli, de Ana Rech. Vivian idealizou e confeccionou o vestido da Pricila para o concurso. Ela é formada em Design de Moda pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) com pós-gradução em Estratégias de Marketing pela UCS com extensão na Universidade Maior de Santiago, Chile.
"A partir das informações da pesquisa histórica do Charles, fiz minha pesquisa e idealizei os trajes das meninas. Procurei resgatar a origem, a essência e a parte artesanal. As palavras que definem esse trabalho são simplicidade e resgate", explica.
Vivian tem forte relação com a Festa da Uva, porque os pais vitivinicultores sempre participaram da exposição de uvas das festas.
"Estou realizando um sonho em confeccionar os trajes oficiais, é um resgate das minhas raízes porque também sou descendente de italianos", emociona-se.
É a primeira vez que a estilista elabora os trajes oficiais das soberanas da Festa da Uva, entretanto já confeccionou as vestimentas de figurantes dos desfiles da Festa em outras edições.
O lançamento dos trajes oficiais das soberanas da Festa da Uva 2022 deve ocorrer em dezembro.
Leia também:
Obras no túnel de acesso ao bairro São João, em Bento, altera trânsito no trecho
Wagner Petrini propõe reforço escolar e recreação para estudantes durante período de férias
Prefeitura entrega mais 12 certidões de regularização de propriedades em Caxias
Aldeia Sesc de Caxias confirma mais de 50 atividades culturais gratuitas
Clóvis Xuxa cobra a falta de médico na UBS Serrano de Caxias
Tags:
Geral Festa da Uva pesquisa trajes oficiais Charles Tonet 90 anos Caxias do Sul