Siga nossas redes sociais
Logotipo -  Tiago de Azevedo é empossado presidente da Microempa, em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo -  Tiago de Azevedo é empossado presidente da Microempa, em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • banner_samae-acquafest_970x250.gif
  • banner-painel-institucional.jpeg

Gestão 2025-2026

Tiago de Azevedo é empossado presidente da Microempa, em Caxias

Empresário afirma que tem o compromisso de fortalecer o associativismo e o empreendedorismo

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Alencar Turella/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Microempa deu início a uma nova etapa de sua trajetória com a posse do presidente Tiago Fernando de Azevedo na manhã desta terça-feira (21). O empresário foi eleito para o biênio 2025-2026. A cerimônia ocorreu no auditório da entidade, e contou com a presença de líderes empresariais e do prefeito e vice-prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico e Edson Nespolo, respectivamente.

selo-salto-ventoso-1.jpeg

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Azevedo enalteceu o compromisso em fortalecer ainda mais a rede de apoio às micro e pequenas empresas e o papel essencial do associativismo para o desenvolvimento do empreendedorismo.

"Este momento não é apenas o começo de uma nova gestão, mas um reforço do nosso compromisso com cada empresário que acredita na força do associativismo", declarou Azevedo, destacando a importância de trabalhar de forma colaborativa para gerar mais resultados. Ele também fez questão de agradecer à gestão anterior, liderada por Pedro Elói Steffens, que, segundo ele, contribuiu significativamente para o sucesso da Microempa.

O novo presidente atuou como vice nos dois mandatos de Steffens. Ele é proprietário da Tertech – Quadros e Painéis de Comando, empresa integrante do Núcleo Setorial GTEC da Microempa.

Em seu discurso, o presidente também refletiu sobre os 40 anos de história da entidade.

"Somos movidos há 40 anos pelo associativismo, uma força que transforma as micro e pequenas empresas em potências de crescimento, inovação e desenvolvimento", disse, lembrando que a Microempa tem sido parte fundamental no progresso de milhares de negócios gaúchos, inclusive o seu, que completa 15 anos de fundação em 2025.

Para Azevedo, a nova gestão tem a missão de dar continuidade aos projetos iniciados, como a construção da nova sede e o fortalecimento dos núcleos setoriais.

"Além disso, vamos criar projetos próprios para aumentar nossa autonomia e o impacto das nossas ações. Queremos tornar a Microempa uma entidade modelo, ainda mais eficiente e duradoura. A Microempa segue com grandes planos para o futuro. Contamos com todos vocês para expandir nossa missão e fortalecer o empreendedorismo, não só na nossa cidade e Estado, mas em todo o país", concluiu o presidente, fazendo um convite a todos para se unirem na construção de um futuro mais próspero para os pequenos negócios.

Despedida

À frente da Microempa por dois mandatos (2021-2022 e 2023-2024), o empresário do ramo moveleiro Pedro Elói Steffens fez um discurso de despedida, citando o aumento no número de associados da entidade em cerca de 20%, sendo atualmente mais de 3,2 mil empreendimentos vinculados à Microempa.

"Nosso planejamento incluiu a ampliação física, parte desse trabalho já foi executado; além da ampliação da base territorial, deixando de ser regional para ser estadual. Nesse contexto, tenho certeza de que cada gestão fez o melhor, pensando na Microempa do futuro", frisou Steffens.

A adesão ao Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), em parceria com Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), foi outro ponto destacado pelo ex-presidente. Coordenado desde setembro de 2021 pela Microempa no Núcleo Caxias do Sul e nos polos Bento Gonçalves e Erechim, o projeto registrou a exportação direta, por 38 empresas, de mais de US$ 8,2 milhões em 2023.

Novos dirigentes

A nova diretoria terá como vice-presidente Vinícius Valer e como vice-presidente de finanças Jovenil Vitt Lima (presidiu a Microempa de 2015 a 2018). Os diretores empossados: Indústria – Juliano de Oliveira; Comércio – Fabiano Monteiro Martins; Comércio Internacional – Gustavo Medeiros Frohlich; Desenvolvimento Social, Cultural e Turístico – Florencia Del Carmen Nieto; Serviços – Ademar Bassanesi; Comunicação e Marketing – Felipe Zardin; Núcleos Setoriais – Latoya Bonfim de Brum; Inovação Tecnológica – Bruno Bazzanella; Sustentabilidade e Meio Ambiente – Jenice Ferreira dos Santos; Patrimônio e Legado Empresarial – Luiza Aparecida Colombo Dutra (presidiu a Microempa de 2019 a 2020); e as suplentes Sirlene Fogaça e Suzana Cesar Salvador.

Leia mais:
Inicia a venda de uvas em três praças de Caxias do Sul
Vereadores conhecem o Centro de Capacitação e Comércio de Caxias
Caxias do Sul realiza colônia de férias para pessoas acima de 60 anos
Granizo fora de época preocupa agricultores de Caxias do Sul
Advogado de Caxias celebra 15 anos com projetos focados no 3º setor

Tags:

Economia Gestão 2025-2026 Microempa realiza posse presidente Tiago Fernando de Azevedo Caxias do Sul