Três residências foram completamente destruídas devido a queda de árvores
redacao@serraempauta.com
17.01.2024 - 11h04min
O temporal chegou em Canela e Gramado nesta terça-feira (16), por volta de 23h30min. A chuva e o vento forte deixou muitos bairros sem luz e causou um rastro de destruição pelas cidades.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
Houve destelhamento de casas e o bloqueio de ruas e estradas do interior devido a quedas de árvores e postos da rede de energia elétrica. Em Gramado, parte da decoração de Natal também foi danificada. Em alguns locais, a energia está sendo restabelecida, mas não há previsão do retorno na totalidade.
Na manhã desta quarta (17), o prefeito em exercício de Canela, Jefferson de Oliveira, decretou situação de emergência em razão dos danos causados pela forte chuva em diversas regiões da cidade, causando destelhamentos e quedas de árvores em vias públicas.
"A situação demanda uma resposta ágil e coordenada para garantir a segurança e o suporte necessário à população afetada", avalia Oliveira.
O chefe da Defesa Civil de Canela, João Silveira, informa que aproximadamente 70 casas tiveram danos registrados em telhados, sendo que três residências foram completamente destruídas devido à queda de árvores. Os bairros mais atingidos foram o Santa Marta e Dante, onde 11 pessoas tiveram que deixar suas casas e estão temporariamente abrigadas no Centro Social Padre Franco.
Já foram distribuídos 500 metros de lonas para atendimento imediato das famílias atingidas e este trabalho terá continuidade ao longo do dia.
A Rota Panorâmica – rodovia Arnaldo Oppitz está totalmente bloqueada devido a queda de árvores, logo na esquina com a Rua Godofredo Raymundo, no Bairro Eugênio Ferreira, próximo ao Cemitério Municipal.
Desde a noite desta terça, equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e secretarias de Obras e Agricultura de Canela e Gramado estão trabalhando para atender os casos mais urgentes.
Em entrevista ao Jornal Integração, o secretário de Obras de Gramado, Rafael Ronsoni, comentou sobre a situação da cidade.
"Foi algo muito feio. Não perdemos nenhuma vida. Em compensação muitos danos materiais, árvores caídas, postes caídos, casas destelhadas e muitos galhos e sujeira pela cidade. A decoração de Natal também foi danificada. Viramos a noite com as equipes na rua junto com a Defesa Civil e engajados com Corpo de Bombeiros. Vamos passar o dia correndo para recuperar novamente a nossa cidade", disse Ronsoni.
Leia mais:
Câmara de Caxias do Sul confirma interesse em parceria com a ONU
Operação aborda 167 pessoas nas barragens de Caxias do Sul em 2024
IPTU de Caxias do Sul bate recorde de arrecadação
Mulher é encontrada morta no interior de Caxias do Sul
TCE aprova contas de Denise Pessôa na Câmara de Vereadores de Caxias
Tags:
Situação de emergência temporal destelha 70 casas derruba árvores Canela decreto situação de emergência Gramado