Últimas notícias de Caxias do Sul

Logotipo - Tem Gente Teatrando estreia peça no Parque dos Macaquinhos, em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Tem Gente Teatrando estreia peça no Parque dos Macaquinhos, em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Teatro

Tem Gente Teatrando estreia peça no Parque dos Macaquinhos, em Caxias

"Superfície do Tempo" será apresentada neste domingo, às 16h

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
14.08.2024 - 11h26min

Juliano Vieira/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O espetáculo "Superfície do Tempo" conta a história da força da natureza, a ação humana e a cosmovisão dos povos indígenas sobre o desequilíbrio do planeta. A peça fará sua estreia neste domingo (18), às 16h, com apresentação gratuita no gramado central do Parque dos Macaquinhos, em Caxias do Sul.

banner-cetec-serraempauta.png

Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

O espetáculo é da Companhia Tem Gente Teatrando, com direção e dramaturgia de Fábio Cuelli, e conta a história de Olívio (interpretado por Cuelli), um jovem que decide pegar a estrada, sem rumo, com sua Kombi Maria Giramundo. Juntos, eles atravessam muitos territórios até chegarem na Superfície do Tempo, um local em que futuro e passado se fundem com o presente e não oferece rota de fuga.

Em sua aventura, Olívio e Maria Giramundo descobrem que não estão sozinhos. O argumento é livremente inspirado no livro "Ideias para adiar o fim do mundo", do ambientalista e filósofo Ailton Krenak.

Ao longo de 40 minutos de ação, os personagens não têm falas - "Superfície do Tempo" é um espetáculo que representa, a partir de imagens, de manipulação de objetos cênicos, de bonecos e uso de máscaras, um universo facilmente reconhecível pelo público: a crise climática enfrentada pelo planeta.

"É muito bonito um diálogo que o Ailton Krenak faz sobre a ideia de que, para vários povos originários, não existe a palavra 'natureza'. Ela não existe porque é sinônimo de vida. Sem essa divisão entre o que é a natureza e o que é a vida, a gente passa a ter um respeito maior ao olhar para rios, montanhas, para as árvores. A ideia de adiar o fim do mundo nos provoca a refletir sobre o que estamos vendo hoje no planeta e como isso já está nos afetando", resume Cuelli.

Além dos atores Fábio Cuelli e Sandro Martins em cena, a peça também conta com performances dos bailarinos Juliano Vieira e Uelinton Canedo. A trilha sonora original é de Beto Scopel e os figurinos são de Zica Stockmans.

Leia mais:
Dnit amplia tamanho e peso de veículos autorizados a transitar na BR-470, entre Bento e Veranópolis

Aeroporto de Caxias inicia instalação de sistema para auxílio em pousos
Ampliação do Museu e Arquivo Histórico em Flores será inaugurada
Espetáculo 'A Experência Beatles' ocorre no domingo, em Caxias do Sul
Estudantes do Cetec, de Caxias, criam app para comunicação em situações de emergência

Tags:

Cultura teatro Tem Gente Teatrando estreia peça