Siga nossas redes sociais
Logotipo - Soberanas conduzem abertura oficial da Festa da Uva | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Soberanas conduzem abertura oficial da Festa da Uva | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Geral

Soberanas conduzem abertura oficial da Festa da Uva

A rainha Pricila Zanol, as princesas Bianca Fabro Ott e Bruna Mallmann foram as protagonistas da solenidade

Colunista - André Tajes

andre.tajes@serraempauta.com

André Tajes/Serra em Pauta
Foto Principal - Notícia

A rainha Pricila Zanol, as princesas Bianca Fabro Ott e Bruna Mallmann foram as protagonistas da abertura oficial da 33ª Festa da Uva realizada no final da manhã desta sexta-feira (19), no Parque. O trio conduziu o protocolo de cerimônia.

Antes dos pronunciamentos das autoridades, Pricila resumiu em quatro palavras o significado da Festa da Uva: alegria, força, acolhimento e trabalho.

"Ela mostra quem somos e o que fazemos", disse a rainha.

O presidente da Comissão Comunitária, Fernando Bertotto, abriu o discurso afirmando o orgulho de dar as boas-vindas às autoridades presentes na solenidade.

Ele comentou sobre a necessidade de enfrentar a dificuldade da pandemia da covid-19 como fizeram os antepassados superando outros momentos de crises.

"Precisamos retormar os negócios abalados pela pandemia. (...) A festa tem esse propósito, além de mostrar o êxito da colheita da uva e de divulgar a força da produção industrial, comercial e de serviços da Serra".

Bertotto, homenageou ex-prefeitos, ex-presidentes da Festa, ex-soberanas e em especial os voluntários. Ele citou o nome de todos os diretores da Comissão Comunitária. A vice-presidente da Festa, Sandra Randon, não compareceu a cerimônia devido ao diagnóstico positivo da covid-19.

O prefeito de Caxias do Sul, Adiló didomenico (PSDB), disse que a realização da Festa da Uva foi um compromisso firmado com a comunidade.

"A existência da Festa significa movimentar nossa economia e traduzir em desenvolvimento para o Município".

Adiló ressaltou que a Festa da Uva é uma identidade, é uma marca construída com sacrificio e amor. Lembrou ainda que é uma oportunidade de mostrar a pujança da cidade e dos antepassados que ajudaram a construir Caxias e a região.

"A Festa é um horizonte de progresso e desenvolvimento", disse o prefeito.

Para o governador Eduardo Leite (PSDB), a Festa da Uva tem a especial condição de resgatar a esperança, o otimismo e a confiança. Ele disse que mesmo diante dos problemas e desafios, é possível olhar para a capacidade de recuperação.

Em seu discurso, Leite comentou sobre a recuperação das contas do Estado, e o aprendizado na condução de ações para o combate à pandemia da covid-19. Ele desejou que a Festa da Uva sirva de recuperação de energia e reforço das convicções.

"O melhor caminho é sempre buscando o entendimento, o diálogo, a cooperação. E essa Festa da Uva é sinônimo de diálogo, cooperação, colaboração. (...) É no diálogo e não no enfrentamente estéril, é pela busca das convergências, respeitando nossas diferenças, que a gente consegue avançar mais rapidamente", ressaltou.

Segundo o vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), a realização desse "mega-evento em tempos desafiadores" dá uma contribuição relevante ao agronegócio do país.

"Sinto-me extremamente honrado por poder participar de mais essa edição da Festa da Uva", comentou o vice-presidente que também prestigiou a abertura da Festa da Uva de 2019.

Antes de finalizar seu pronunciamento, Mourão deixou uma "pequena mensagem" sobre a conduta política.

"Quando tantas lutas e manobras críticas estão em curso, que acima de todas as coisas importantes, a nossa política e conduta devem estar no mais alto nível, e que essa honra deva ser o nosso guia", disse Mourão, que não citou o nome do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

Mourão não concedeu entrevista coletiva à imprensa.

Antes de concluir a solenidade, a princesa Bruna Mallmann disse que nesta edição da Festa da Uva é preciso que todos se mantenham resilientes.

"A Festa da Uva 2022 celebra a retomada, os reencontros, a força e o amor. São esses os sentimentos que nos fazer estar aqui, superando os desafios que encontramos no caminho".

Após os discursos, as autoridades foram até a entrada principal dos Pavilhões para o descerramento da fita inaugural que simbolizou o início do evento.

Nesta sexta, ocorre o primeiro desfile cênico musicall, na Rua Sinimbu, às 20h. Nos pavilhões, tem o primeiro show nacional com Dilsinho.

Leia também:
CIC Caxias recebe Onyx Lorenzoni como palestrante da reunião-almoço
Dia C de vacinação infantil contra a covid-19 ocorre neste sábado em Caxias
Concluída a montagem da exposição de uvas da Festa da Uva
Escolas municipais de Caxias retornam às aulas nesta sexta-feira
Aprovado projeto que permite busdoor no transporte coletivo em Caxias do Sul

Tags:

Geral Festa da Uva 2022 abertura oficial Pricila Zanol Bianca Fabro Ott Bruna Mallmann Caxias do Sul