Siga nossas redes sociais
Logotipo - \'Só existe uma proposta de fato\', diz Adiló sobre ocupação da Maesa, em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - \'Só existe uma proposta de fato\', diz Adiló sobre ocupação da Maesa, em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Na CIC

'Só existe uma proposta de fato', diz Adiló sobre ocupação da Maesa, em Caxias

Prefeito fez um balanço dos dois primeiros anos de gestão durante RA CIC desta segunda-feira

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Júlio Soares/Objetiva/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB) foi o palestrante da RA da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul nesta segunda-feira (13). 

Além das ações de governo voltadas à gestão por indicadores e resultados, parcerias estratégicas e desburocratização, Adiló deu destaque aos projetos de infraestrutura e mobilidade, como a construção do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, que teve seu licenciamento ambiental encaminhado à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) no dia 28 de fevereiro. A expectativa, de acordo com o prefeito, é assinar a ordem de início das obras ainda neste ano. Em obras viárias, revelou que 65 quilômetros de pavimentação de estradas já estão concluídos ou em andamento.

Adiló aproveitou também para esclarecer que as propostas de seu plano de governo que já foram concluídas, estão em andamento ou em atraso somam 86%. Somente 8,7% delas ainda não foram iniciadas e 5,2% foram canceladas.

Em relação às próximas ações, Adiló dedicou espaço para falar sobre a recuperação da Maesa.

"Só existe uma proposta de fato", enfatizou.

Esta proposta prevê concessão patrocinada para dar vida e atividade ao patrimônio histórico em até 12 anos, com mercado público, praças, área de eventos e lazer, espaços culturais e de artesanato, museu, serviços públicos, centro de inovação e economia criativa, lojas e gastronomia.

Um grupo de oposição liderado pelo ex-vice-prefeito Elói Frizzo (PSB), ameaça apresentar uma representação no Ministério Público questionando a proposta do Executivo, que na avaliação dele, descaracteriza, o Plano de Ocupação do prédio histórico aprovado em 2015.

Além do projeto da Maesa, estão no horizonte da atual administração municipal a revitalização do Largo da Estação Férrea, implantação do Centro Popular de Compras, cercamento eletrônico, parceria público-privada do Parque da Festa da Uva e construção de 32 escolas de educação infantil por meio de uma PPP.

Ao abrir o evento, o presidente da entidade, Celestino Oscar Loro, afirmou que a entidade reconhece e valoriza o ambiente de diálogo que se criou na gestão Adiló.

"Nenhuma cidade prospera sem relacionamento, sem diálogo e sem entendimento entre o Poder Público e os cidadãos, por meio das organizações da sociedade civil", ponderou Loro.

No entanto, o presidente da CIC Caxias manifestou toda a expectativa da classe empresarial em relação ao andamento dos projetos que determinarão o futuro da cidade, especialmente o novo aeroporto, iluminação pública, tratamento de resíduos sólidos, educação infantil, comércio ambulante, melhorias viárias e ocupação da Maesa.

"Bons projetos são as únicas alternativas para resultados eficientes no nosso Município, lembrando que muitos destes resultados serão vistos somente daqui a alguns anos, se iniciadas agora. Por isso, precisamos começar já", observou o dirigente.

Leia mais:
Go Image celebra 10 anos com faturamento de R$ 15 milhões
Inaugurado o restauro do Campanário da Igreja de Lourdes, de Flores
Festa das Colheitas reúne 40 mil pessoas durante três finais de semana
OPINIÃO: Ruínas jesuíticas e um buraco aos vencedores
Caxias amplia público-alvo para reforço com a vacina bivalente

Tags:

Na CIC RA Adiló Didomenico balanço gestão modelo ocupação Maesa Caxias do Sul