Siga nossas redes sociais
Logotipo - Sindiserv pede mais diálogo sobre Reforma da Previdência de Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Sindiserv pede mais diálogo sobre Reforma da Previdência de Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Faps

Sindiserv pede mais diálogo sobre Reforma da Previdência de Caxias

Presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, defende alterações no projeto encaminhado pelo Executivo

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Bianca Prezzi/Câmara de Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

No acordo de líderes da sessão ordinária desta quinta-feira (8), a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv) de Caxias do Sul, Silvana Piroli, esclareceu reivindicações da categoria relacionadas à Reforma da Previdência. De acordo com a representante, deve haver maior diálogo e apresentação de contas antes da votação dos projetos que discorrem sobre o assunto.

Leia mais:
Prefeitura de Caxias amplia debate da Previdência com vereadores
Prefeitura de Caxias protocola na Câmara projeto da Reforma da Previdência

No final de novembro, o governo do prefeito Adiló Didomenico (PSDB) protocolou na Câmara de Vereadores, o projeto de lei complementar da Reforma da Previdência. Com déficit superior a R$ 6,6 bilhões no Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor (Faps), a administração municipal apresenta a proposta como urgente e inadiável.

Segundo Silvana, a legislação que institui o Faps indica a necessidade da adoção de medidas quando for deficitário. A primeira delas, informa a dirigente, é uma avaliação das questões gerenciais e de administração, para a conferência dos resultados. Já a segunda fala sobre o desenvolvimento de um "fundo garantidor", que permite ao Município ter reserva de recursos, de qualquer natureza, para auxiliar a cidade em caso de déficit. A terceira discorre sobre a "segregação de massas", que faz a separação dos contribuintes. De acordo com ela, as decisões tomadas recentemente pelo Município não teriam seguido essa ordem.

Sobre a questão da divisão dos contribuintes, Silvana reforçou que os servidores são favoráveis à iniciativa, mas afirmou que a Prefeitura "nunca apresentou como era a segregação".

"Não dá para votar em um projeto com tanta incerteza e falta de cálculos matemáticos e financeiros. Eu não me sinto tranquila em falar com tanta afirmação sobre essa proposta porque nós pedimos diversas vezes os cálculos e eles (Prefeitura) nunca nos apresentaram", finalizou a presidente.

Desde o protocolo do projeto, os servidores municipais marcam presença no plenário da Câmara e pressionam os vereadores para não votar a proposta original encaminhada pelo governo.

Leia também:
Projeto 'Se essa rua fosse minha' instala primeira estrutura fixa em Caxias
Prefeitura de Caxias assina estruturação da PPP de Educação Infantil
Prefeitura de Caxias protocola criação do Fundo dos Direitos da Mulher
Vale dos Vinhedos, em Bento, leva o Natal para dentro dos parreirais
Cooperativas de recicladores de Caxias recebem kits de equipamentos

Tags:

Faps Sindiserv diálogo alterações projeto de lei Adiló Didomenico Prefeitura de Caxias Reforma da Previdência Caxias do Sul