Presidente Silvana Piroli apresentou a proposta ao secretário de Recursos Humanos, Ronaldo Boniatti
redacao@serraempauta.com
03.12.2024 - 09h42min
A presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), Silvana Piroli, entregou ao secretário de Recursos Humanos e Logística, Ronaldo Boniatti, um ofício solicitando a recomposição salarial de 5% para os servidores municipais ativos e inativos, a partir de 1º de janeiro de 2025.
O encontro ocorreu nesta segunda-feira (2), na sede da Prefeitura e marca mais uma etapa na busca pela valorização dos trabalhadores do serviço público.
O índice de 5% solicitado pelo Sindiserv tem como objetivo compensar as perdas inflacionárias acumuladas no segundo semestre de 2024 e mitigar os impactos do aumento da alíquota do Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor (Faps), implementado em 2020.
Segundo Silvana, a reunião foi produtiva e o Sindiserv vai aguardar o retorno do Executivo municipal nos próximos dias.
"Achamos que 5% é viável, importante e valoriza os servidores públicos. Também conversamos sobre outros pontos da pauta. Um deles é a ampliação da jornada de trabalho para que possamos fazer com que se atenda melhor à população", afirmou.
Neste ano, a recomposição inflacionária foi paga em dois momentos. No primeiro trimestre, a correção foi de 1,42%, referente aos meses de janeiro (0,42%), fevereiro (0,83%) e março (0,16%), incorporada na folha de abril. No segundo trimestre, o reajuste foi de 1,05%, calculado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), incluído na folha de pagamento de julho.
Silvana ressalta que a luta pela recomposição das perdas é constante, mas os índices aplicados estão aquém das expectativas da categoria.
"Embora tenhamos retomado a trimestralidade, o repasse não acompanha a inflação real que afeta a vida dos servidores. Por exemplo, se utilizássemos a média tradicional de índices como IGP-M, IPC-FIPE e IPC-IEPE, o percentual seria de 1,45% no segundo trimestre. É fundamental que essa defasagem seja corrigida no próximo ano", finalizou.
Leia mais:
Moradores de Galópolis e Vila Cristina, em Caxias, podem receber isenção de IPTU
Conheça opções de passeio fora do óbvio em Nova Petrópolis
CIC realiza ação por estradas mais seguras na Rota do Sol, em Caxias
Após licença, Adiló Didomenico reassume a Prefeitura de Caxias do Sul
Microempa, de Caxias, elege diretoria para o biênio 2025-2026
Tags:
Política reivindicação Sindiserv Caxias do Sul Silvana Piroli solicita 5% recomposição salarial