Prefeitura de Caxias vai encaminhar projeto de lei à Câmara com previsão de pagamento retroativo
redacao@serraempauta.com
27.11.2021 - 14h18min
O Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv) de Caxias do Sul aprovou a proposta do Executivo de reajuste inflacionário deste ano em janeiro de 2022. A decisão aconteceu nesta sexta-feira (26), durante o 7º Congresso da entidade. A administração municipal deverá encaminhar à Câmara de Vereadores um projeto de lei que atende a reivindicação da categoria. O reajuste terá como base o Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA). Conforme o Departamento Intersindical de Economia e Estudos Socioeconomicos (Dieese), o percentual apontado pelo Banco Central da inflação acumulada tendo como base o IPCA, entre janeiro e dezembro de 2021 é de 10,2%.
Na quinta (25), a direção do Sindiserv representada pela presidente, Silvana Piroli, o secretário-geral, Valderês Fernando Leite e as integrantes da comissão da campanha salarial 2021, Rita Elenice Paz de Faria e Carla Gonzaga esteve reunida com o prefeito, Adiló Didomênico (PSDB), o chefe de Gabinete, Cristiano Becker da Silva (PTB), a secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos (PTB), a secretária de Recursos Humanos e Logística, Daniela Reis e o secretário de Gestão e Finanças, Maurício Batista.
Para Silvana, a conquista é um reflexo da mobilização promovida pela Sindicato que contou com o grande apoio dos servidores municipais.
"Esta é uma conquista da categoria que por meses mobilizou-se em frente ao Centro Administrativo municipal e da organização sindical que insistentemente buscou o diálogo para que os servidores sejam valorizados", destacou a presidente do Sindiserv.
De acordo com Silvana, o Sindiserv seguirá mobilizado para garantir a retomada do pagamento da trimestralidade.
"É mais um passo, mas a luta contunia, pela retomada da trimestralidade e pela valorização dos servidores conforme a pauta de reivindicações da campanha salarial", comentou.
A técnica do Dieese, Anelise Manganelli, apontou a sobrecarga de trabalho dos servidores. Segundo ela, de 2014 a 2021, a redução no número de servidores municipais ultrapassou o índice de 9%. Esse percentual representa menos 700 trabalhadores em atividade enquanto a população da cidade aumentou 13% no mesmo período.
Leia também:
Projeto quer estender honorários de sucumbência para procurador-geral e procurador adjunto
Festival Vindimas da Canção Popular, de Flores da Cunha, ganha documentário
Anunciadas medidas para ampliar vacinação em Caxias do Sul
Marijane Paese será a primeira mulher a presidir o CIC de Bento Gonçalves
Prefeitura de Bento apresenta projeto de incentivo a produção de uvas em espaldeiras
Tags:
Executivo Prefeitura de Caxias do Sul Sindiserv projeto de lei repasse inflação servidores municipais Caxias do Sul