Siga nossas redes sociais
Logotipo - Sindilojas e CIC Caxias entregam reivindicações ao ministro do Trabalho | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Sindilojas e CIC Caxias entregam reivindicações ao ministro do Trabalho | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Geral

Sindilojas e CIC Caxias entregam reivindicações ao ministro do Trabalho

Idalice Manchini e Ivanir Gasparin apresentaram demandas a Onyx Lorenzoni

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Lisandra De Bona/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini, e o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), Ivanir Gasparin, entregaram nesta quinta-feira (30), uma carta assinada pelas duas entidades, ao ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni (DEM), que esteve prestigiando o 36º Congresso Nacional de Dirigentes Sindicais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (36º CNSE), em Bento Gonçalves.

O Sindilojas Caxias solicita medidas visando a melhoria da realidade empresarial diante dos desafios da pandemia causada pela covid-19, em especial, referente à lei que determina o afastamento da empregada gestante das atividades de trabalho presencial, sem prejuízo de sua remuneração, podendo esta ficar em regime de teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho a distância.

Segundo o Sindilojas Caxias, a legislação coloca o negócio de milhares de comerciantes em risco porque o segmento não dispõe de diversidade de funções e cargos, o que impossibilita a legislação na prática.

"A maioria dos estabelecimentos comerciais não realizam suas vendas por meio virtual, limitando-se, muitas vezes em razão dos custos, às vendas presenciais. Há milhares de vendedoras gestantes, estáveis, que estão impedidas de exercerem sua função dentro dos termos que determina a lei, o que vem onerando o empresário sem retorno, isso em uma realidade pandêmica que já vem prejudicando as empresas há mais de um ano", diz um dos trechos da carta.

Diante do descontentamento com a medida, é solicitado que a despesa com o afastamento das empregadas gestantes seja redirecionada ao INSS.

O documento também aponta a necessidade de reforma na regulamentação que rege o Microempreendedor Individual (MEI), apontando disparidade de incentivos para este modelo de empresa em comparação com o restante.

Limite de decibéis

Gasparin entregou ao ministro do Trabalho e Previdência, um documento que trata sobre o decreto que reduziu de 90 decibéis para 85 decibéis os limites de tolerância dos ruídos para efeitos da aposentadoria especial. As entidades solicitaram que o Ministério do Trabalho adote as providências legais cabíveis para que o limite de tolerância volte a ser como antes do último decreto, ou seja, 90 decibéis, bem como que seja considerada a redução dos decibéis sempre que demonstrada a real eficácia dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) na eliminação dos efeitos insalubres.

Leia mais:
PV indica Antíoco Sartor para a presidência da sigla de Caxias
Liga, novo aplicativo de transporte, começa a operar nesta sexta-feira em Caxias do Sul
Prefeito de Flores assina lei para auxiliar mulheres vítimas de violência
CIC Caxias realiza piquenique com atrações culturais
Comunidade de Ana Rech busca apoio público para projeto de Natal

Tags:

Geral Sindilojas Caxias CIC Caxias reivindicações Onyx Lorenzoni Caxias do Sul