Últimas notícias de Caxias do Sul

Logotipo - Sindicatos iniciam discussão sobre reajuste salarial dos trabalhadores do comércio de Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Sindicatos iniciam discussão sobre reajuste salarial dos trabalhadores do comércio de Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Negociação

Sindicatos iniciam discussão sobre reajuste salarial dos trabalhadores do comércio de Caxias

Sindilojas Caxias ofereceu 9,54%. Sindicomerciários reivindica 15% de aumento

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
13.07.2022 - 15h32min

Rodrigo Positivo/Divulgação
Foto Principal - Notícia

As comissões de negociação do Sindilojas Caxias e do Sindicato dos Empregados no Comércio de Caxias do Sul (Sindicomerciários) realizaram na segunda-feira (11), a primeira rodada de negociação salarial de 2022/2023 para os municípios de Caxias do Sul, Flores da Cunha e Nova Pádua.

banner-cetec-serraempauta.png

Enquanto o Sindicomerciários reivindica 15% de reajuste, o Sindilojas Caxias oferece a proposta de garantia da manutenção das cláusulas sociais atuais e repasse de 80% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que fechou em 11,92% no acumulado na data base de julho. A proposta de reajuste da patronal é de 9,54%.

Além disso, o Sindilojas Caxias solicita a ampliação da jornada de trabalho em domingos e feriados e também busca negociar a abertura do comércio no dia 1º de maio, preservando o Natal e o 1º de janeiro. Outra reivindicação é pelo banco de horas de 12 meses, de acordo com a CLT.

Para o presidente do Sindilojas Caxias, Rossano Fernando Boff, representante dos empresários do comércio varejista, a negociação encontra o principal impasse no pedido de 100% do INPC, e mais ganho real diante do contexto econômico atual.

"Reconhecemos que a economia está se recuperando, mas é preciso lembrar que o período de déficit foi prolongado. Pensar em conceder 15% neste cenário iria onerar os comerciantes excessivamente e comprometeria o crescimento", afirma.

Para o presidente do Sindicomerciários Caxias, Nilvo Riboldi Filho, a proposta dos lojistas é inaceitável e não condiz com a necessidade urgente de repor as perdas da inflação nos salários dos comerciários que têm sua renda corroída diante dos aumentos dos alimentos, combustíveis, da energia e do gás de cozinha.

"De 2019 para 2022 o aumento de preços do grupo de alimentos essenciais para o brasileiro foi de 48,3%, o dobro da inflação oficial acumulada no mesmo período, que foi de 21,5%. O salário mínimo não consegue comprar nem mesmo uma cesta básica!. Os comerciários foram uma das categorias que mais se sacrificaram na linha de frente durante a pandemia, merecemos respeito, valorização, dignidade!", lamentou o presidente do Sindicomerciários Caxias.

A próxima rodada está agendada para o dia 19 de julho, terça-feira, às 10h30min.

Leia também:
Feira Cultural e visita guiada na Maesa ocorrem no próximo domingo em Caxias do Sul
Governador sinaliza possibilidade de realocação da futura praça de pedágio de São Sebastião do Caí
Prefeitura de Caxias subsidiou R$ 271 mil em passagens do transporte público em junho
Câmara de Caxias lança a cartilha A Maesa é Nossa!
Batuca comemora 10 anos e se consolida entre as maiores do Rio Grande do Sul

Tags:

Negociação campanha salarial Sindilojas Caxias Sindicomerciários discussão reajuste aumento salário Caxias do Sul