Índice do reajuste salarial apresentado é de 3,5%
redacao@serraempauta.com
30.06.2024 - 08h15min
O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e região rejeitou, por unanimidade, a proposta do reajuste salarial de 3,5% apresentada pelo Simecs, sindicato patronal. A assembleia foi realizada neste sábado (29), e reuniu centenas de filiados na sede do sindicato dos trabalhadores.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
A pauta da campanha salarial deste ano foi entregue para o sindicato patronal ainda em abril. Em outras cláusulas como o auxílio-transporte e auxílio-creche também não ocorreram avanços.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Assis Melo, destacou que as empresas tem condições de oferecer uma proposta melhor e não fazem porque não querem.
"Não vamos mudar a situação sem lutar. Essa forma de negociação com o patronal se esgotou porque não leva em conta o esforço dos trabalhadores e das trabalhadoras dentro da fábrica,” disse o presidente no início da assembleia.
Antes da categoria rejeitar por unanimidade a proposta, Assis ressaltou:
"As empresas são deles, os meios de produção são deles. Mas a inteligência e a força de trabalho são nossas. E essa inteligência e força de trabalho não pode ser o item mais barato nesse círculo da produção,” finalizou o líder sindical.
No ano passado, após uma longa negociação entre os sindicatos dos trabalhadores e patronal sem acordo, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT 4), sugeriu aumento de 6%, e o piso ficou em R$ 1,9 mil.
Leia mais:
ARTIGO Para onde caminha a cidade?
Exposição de trajes da Fenavinho pretende aproximar comunidade de Bento da festa
UniRitter Conecta oferece 400 vagas de emprego e bolsas de estudo em Caxias
Sol deve permanecer em Caxias do Sul na próxima semana
Caxias vai contratar estudo geológico de áreas de risco em Galópolis
Tags:
Geral, por unanimidade Sindicato dos Metalúrgicos Caxias do Sul rejeita proposta reajuste Simecs